Identidade docente e prática profissional

experimentações autoetnográficas em um Pré-Vestibular Popular

Autores

  • Taynã Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23582

Palavras-chave:

Autoetnografia, Identidade docente, Formação de professores, Antropologia e educação

Resumo

Este artigo, na forma de uma narrativa autoetnográfica, é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas ocorridas no ano de 2020. Conclui-se pela construção de uma identidade especialmente atravessada por noções de incerteza, produto da imposição de uma “realidade educativa virtual” e de processos históricos que abriram novos horizontes sobre o que é ser professor.

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

RIBEIRO, T. Identidade docente e prática profissional: experimentações autoetnográficas em um Pré-Vestibular Popular. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 1–20, 2021. DOI: 10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23582. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/23582. Acesso em: 5 dez. 2024.