Identidade docente e prática profissional
experimentações autoetnográficas em um Pré-Vestibular Popular
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23582Palavras-chave:
Autoetnografia, Identidade docente, Formação de professores, Antropologia e educaçãoResumo
Este artigo, na forma de uma narrativa autoetnográfica, é fruto de experiências vividas em um curso pré-vestibular popular de Niterói, Rio de Janeiro, e pretende refletir sobre um processo de construção de identidade docente a partir das experiências de trabalho do autor. Este processo ocorreu por meio intelectual, físico e emocional através do encontro com os sujeitos, artefatos e instituições que configuram um espaço de educação. Como se dá a relação entre a prática profissional e a construção de uma identidade docente? Como espaços de educação originados em movimentos sociais podem contribuir para a formação de professores da escola básica? O artigo examina essas dinâmicas a partir de trechos de meu caderno de campo e de imagens produzidas durante um período de aulas remotas ocorridas no ano de 2020. Conclui-se pela construção de uma identidade especialmente atravessada por noções de incerteza, produto da imposição de uma “realidade educativa virtual” e de processos históricos que abriram novos horizontes sobre o que é ser professor.
Downloads
Referências
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 65-72.
ELLIS, Carolyn; BOCHNER, Arthur P. Autoethnography, personal narrative, reflexivity. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Eds.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000.
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008
HANDFAS, Anita; TEIXEIRA, Rosana da Câmara. A Prática de Ensino como rito de passagem e o ensino de sociologia nas escolas de nível médio. Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 131-142, jan/jun. 2007.
MELLO, Anahí Guedes de. Olhar, (não) ouvir, escrever: uma autoetnografia ciborgue. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
NASCIMENTO, Alexandre do. Universidade e cidadania: o movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares. Lugar Comum, n.17, pp. 45-60, 2002.
REED-DANAHAY, Deborah. Auto/Ethnography: Rewriting the Self and the Social. New York: Berg, 1997.
SANTOS, Silvio Matheus Alves. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural, Revista do Programa de Pós?Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.24.1, 2017, p.214-241.
SÖKEFELD, Martin. Debating Self, Identity, and Culture in Anthropology. Current Anthropology, 40 (4): 417-447, 1999.
STRATHERN, Marilyn. Fora de contexto: as ficções persuasivas da antropologia. In: O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo; Cosac & Naify, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências. Revista Brasileira de Educação, n. 13, 2000.
TAVARES, Maria Tereza Goudard; LISBOA, Adrielle karolyne Sousa. A experiência do Pré-vestibular Pedro Pomar: uma luta por educação popular e formação política em periferias urbanas. Cadernos CIMEAC, v. 10, n. 1, 2020.
VELHO, Gilberto. Projeto, emoção e orientação em sociedades complexas. In: Velho, Gilberto. Um antropólogo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.