Educação de tempo integral, política pública educacional e desigualdade

esboço de uma problemática sociológica

Autores

  • Maria Eduarda Pereira Leite UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23703

Palavras-chave:

Desigualdades, Políticas educacionais, Ensino Médio, Sociologia da Educação

Resumo

Este artigo analisa o Programa de Educação Integral, implantado no nível médio da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba, do ponto de vista da dinâmica da produção e reprodução das desigualdades. O objetivo será investigar, primeiramente, como as barreiras socialmente impostas pelas desigualdades sociais refletem no acesso e permanência dos estudantes do ensino médio das escolas do referido programa. Partindo de uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa e de um estudo bibliográfico fundamentado em autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, foram levantadas algumas variáveis socioeconômicas e realizadas entrevistas que permitem a análise de alguns fatores que contribuem para investigar também as possíveis desigualdades geradas no bojo da própria política. Nesse sentido, os resultados preliminares apresentados indicam que o referido programa não apenas reproduz as desigualdades sociais impostas como barreiras que dificultam o acesso e permanência dos jovens, como também recria ou exponencia essas desigualdades.

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Referências

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

PEREIRA LEITE, M. E. Educação de tempo integral, política pública educacional e desigualdade: esboço de uma problemática sociológica. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 1–23, 2021. DOI: 10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23703. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/23703. Acesso em: 3 dez. 2024.