Práticas de uma escola de Educação Infantil

uma proposta para a diversidade

Autores

  • Simone Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23949

Palavras-chave:

Antropologia e Educação, Educação Infantil, Projeto Político Pedagógico, Relações étnico-raciais

Resumo

As problematizações em torno dos projetos educacionais brasileiros indicam que há currículos mais conservadores e outros para a diversidade. Esta pesquisa etnográfica apresenta um conjunto de ações de um currículo progressista a partir da proposta de uma escola de Educação Infantil da cidade de São Paulo. Essa unidade educacional passou a realizar práticas pedagógicas com matrizes africanas, afro-brasileiras e indígenas no centro de sua proposta curricular. O objetivo central do estudo é circunscrever os saberes mobilizados pelas professoras para a organização de tal currículo. As experiências etnográficas e as entrevistas com as educadoras indicam um trabalho coletivo e intenso de estudos, de planejamento e de concretização de ações. As educadoras apontam que o projeto foi construído e se mantém devido a sua importância no processo de constituição da identidade de todas e todos da comunidade escolar.

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

PEREIRA, S. Práticas de uma escola de Educação Infantil: uma proposta para a diversidade. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 1–23, 2021. DOI: 10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23949. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/23949. Acesso em: 21 dez. 2024.