Podcasts em sala de aula
tecnologias educativas e pedagogias orais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2022v9n16ID25414Palavras-chave:
Ensino de Antropologia, Podcast, Mundaréu, Tecnologias digitais, OralidadeResumo
O presente artigo parte de dados etnográficos coletados pela equipe Mundaréu, um podcast de antropologia produzido em colaboração entre o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (DAN-UnB) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp). Apresentamos o projeto "O que faz a Antropologia? Desenvolvimento e estruturação de um podcast como um recurso digital de apoio ao ensino e à aprendizagem". Com isso, exploramos como podcasts podem ser usados em projetos educativos voltados para o ensino da antropologia. Além disso, debateremos o contexto de ensino em que o uso de tecnologias digitais vem crescendo e transformando as relações pedagógicas. Por fim, apontamos diferentes formas de como o projeto utilizou o podcast para incluir o áudio e a oralidade no ensino de antropologia. O objetivo do artigo é elencar argumentos que reflitam a oralidade sendo um elemento essencial nas relações de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ABPOD. Podpesquisa 2018. Disponível em: <https://abpod.org/podpesquisa/>. Acesso em: 18 fev. 2021.
ABPOD. PodPesquisa 2020-2021 Produtores. Disponível em: <https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2021.
ALARCÓN, Rafael; BENDAYAN, Rebecca.; BLANCA, Maria J. The Student Satisfaction with Educational Podcasts Questionnaire. Escritos de Psicología Psychological Writings. v. 10, p. 126–133, 2017.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho Do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever. Revista de Antropologia, Vol. 39, No. 1 (1996), pp. 13-37
COOK, Ian M. Critique Of Podcasting As An Anthropological Method. Ethnography. October 2020. doi:10.1177/1466138120967039
DOWNES, Stephen. (2007). Learning Networks In Practice. En BECTA. Emerging Technologies for Learning. (http://partners.becta.org.uk/p a g e _ d o c u m e n t s / r e s e a r c h /emerging_technologies07.pdf ).
FLEISCHER, Soraya e MOTA, Júlia. Mundaréu: Um Podcast De Antropologia Como Uma Ferramenta Polivalente. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 6 (1), 2021 . São Paulo,Brasil
FLEISCHER, Soraya e MANICA, Daniela. Ativando A Escuta Em Tempos Pandêmico. In: GROSSI, Miriam Pillar; TONIOL, Rodrigo (org.). Cientistas Sociais e o Coronavírus. São Paulo: ANPOCS; Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020. p. 47-50. Disponível em: http://anpocs.org/index.php/ciencias-sociais/destaques/2458-livro-cientistas-sociais-e-o-coronavirus-ebook-download-gratuito.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Antropologia, Processo Educativo E Oralidade: Um Ensaio Reflexivo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 197–213, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643916. Acesso em: 19 mar. 2021.
JESUS, Wagner Brito de. Podcast e Educação:Um Estudo de Caso. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho", 2014.
LACERDA, Paula e PARREIRAS, Carolina. Podcasts As A Teaching And Learning Tool In Anthropology. Teaching Anthropology. 18 de dezembro de 2020. DIsponível em: https://www.teachinganthropology.org/2020/12/18/podcasts-as-a-teaching-and-learning-tool-in-anthropology/ Acesso em: 26/05/2021
MOMESSO, Maria Regina; YOSHIMOTO, Eduardo; CARVALHO, Ana Amélia; DIEGUES, Vitor; MEIRELLES, Mauro (org.). Educar Com Podcasts E Audiobooks. Porto Alegre: CirKula, 2016.
PINHEIRO, Patricia dos Santos; FREITAS, Camilla Iumatti; MAUX, Anatil; SACCO, Stephanie; MACHADO, Glauco Fernandes. Desconfinando ideias: reflexões sobre mídias digitais e a circulação do conhecimento antropológico a partir do podcast. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), [S. l.], v. 29, n. 2, p. e175301, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v29i2pe175301. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/175301. Acesso em: 26 maio. 2021.
OLIVEIRA, Hugo e NASCIMENTO, Luisa. Mundo na Sala de Aula 1: A minha casa é muito engraçada: tem antropólogos e é ocupada. Mundaréu. 16 de agosto de 2020. Podcast. Disponível em: https://mundareu.labjor.unicamp.br/1-mundo-na-sala-de-aula-a-minha-casa-e-muito-engracada-tem-antropologos-e-e-ocupada/ Acesso em: 26/05/2021
SILVA, Roniel Sampaio e BODART, Cristiano Das Neves O Uso Do Podcast Como Recurso Didático De Sociologia: Aproximando Habitus. Educação, Ciência e Cultura, v. 20, n. 1, p. 17, 2015.
SOLANO, Isabel e SÁNCHEZ, Maria. Aprendiendo En Cualquier Lugar: El Podcast Educativo. Revista de Medios y Educación: Nº 36 Enero 2010 pp.125 - 139
SOUZA, Raone Ferreira de. Usos E Possibilidades Do Podcast No Ensino De História. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Centro de Filosofía e Ciências Humanas, Instituto de História, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2016.
SOUZA, Janine Fontes de; MOTA, Katia Maria Santos O Silêncio É De Ouro E A Palavra É De Prata? Considerações Acerca Do Espaço Da Oralidade Em Educação De Jovens E Adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 505–514, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.