Coaching educacional

variações de uma metodologia em três trajetórias docentes

Autores

  • Taylor de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23716

Palavras-chave:

Coaching, Coaching educacional, Antropologia da Educação, Educação empreendedora, Pedagogia do self-making

Resumo

Este trabalho aborda as variações da prática de coaching nas trajetórias de três professoras que atuam como coaches educacionais. Partindo de uma abordagem antropológica, enfatizamos relatos e percepções das três docentes sobre suas carreiras profissionais e destacamos elementos que compõem diferencialmente as suas práticas pedagógicas em torno do coaching. Nos três casos abordados, a aplicação do coaching à educação apresenta variações que mobilizam sentidos específicos em torno da ideia de “autonomia”. Argumentamos que, pelo entremeio dessas variações, há uma pedagogia do self-making a operar como matriz comum, informando ao coaching educacional uma perspectiva em que o sujeito educando é tomado como um empreendedor de si mesmo. Concluímos que a ênfase posta sobre a ideia de “autonomia” guarda relação com uma concepção de capital educacional extensiva à noção de capital humano.

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

DE AGUIAR, T. Coaching educacional: variações de uma metodologia em três trajetórias docentes. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 1–20, 2021. DOI: 10.21680/2446-5674.2021v8n15ID23716. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/23716. Acesso em: 26 abr. 2024.