Educar a quem, educar a quê?

Olhares antropológicos sobre a Escola, o Estado e a Nação

Autores

  • Francisca Jeannie Gomes Carneiro UFRN
  • Ana Maria do Nascimento Moura UFRN
  • Antonia Aleksandra Mendes Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2021v8n15ID25981

Palavras-chave:

Antropologia da Educação, Escola, Educação e Diversidade, Práticas de Estado

Resumo

Este dossiê parte de um diálogo entre Antropologia e Educação para pensar as relações entre a Escola, o Estado e a Nação como amplas e diversas, acontecendo dentro de uma arena política de interesses. Nesta apresentação, trazemos algumas reflexões sobre o tema à luz de uma revisão sintética sobre o campo da Antropologia da Educação. Situamos também a produção dos artigos em meio à pandemia da COVID-19, que impõe outras questões desafiadoras para as pesquisas e as práticas acadêmicas e educacionais. Por fim, apresentamos os trabalhos selecionados para compor o dossiê, destacando as contribuições que estes trouxeram em relação à proposta.

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Publicado

12-08-2021

Como Citar

CARNEIRO, F. J. G.; MOURA, A. M. do N.; OLIVEIRA, A. A. M. Educar a quem, educar a quê? Olhares antropológicos sobre a Escola, o Estado e a Nação. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 1–14, 2021. DOI: 10.21680/2446-5674.2021v8n15ID25981. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/25981. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê