Os rios e a cidade
espaço, sociedade e as políticas públicas em relação ao saneamento básico em Belo Horizonte, 1964 – 1973
Palavras-chave:
História Ambiental, Belo Horizonte, Rios, Políticas PúblicasResumo
Através do estudo das canalizações dos rios de Belo Horizonte, percebemos a importância da relação do homem com a natureza nos ambientes urbanos. Elementos naturais dentro da cidade podem adquirir inúmeros significados afetivos, urbanísticos, de referência, sociais e políticos. As canalizações fizeram parte de um projeto desenvolvimentista que transformou o automóvel no protagonista dos projetos urbanísticos da cidade, onde os rios, já poluídos por esgoto e dejetos de todos os tipos, foram sendo erradicados do cenário urbano para a ampliação da malha asfáltica.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)