Alberto Torres

uma revisita historiográfica

Autores

  • Julio César dos Santos
  • Luciene Aparecida Castravechi

Palavras-chave:

Alberto Torres, Historiografia, Nação Brasileira

Resumo

O presente texto tem o objetivo principal apresentar e contextualizar os escritos de Alberto Torres dentro de um complexo processo de discussão acerca da Identidade da Nação Brasileira, nos finais do século XIX e início do século XX, a partir de sua mais significativa publicação: A Organização Nacional (1914). Importante ressaltar ainda, que o texto não pretende promover o debate conceitual referente à identidade nacional, mas apenas explorar as percepções e perspectivas que o autor possuía da nação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio César dos Santos

Doutorando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do IFMT. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296871Y2

Luciene Aparecida Castravechi

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245055H5 . Bolsista CAPES.

Arquivos adicionais

Publicado

18-12-2015

Como Citar

SANTOS, J. C. dos; CASTRAVECHI, L. A. Alberto Torres: uma revisita historiográfica. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 261–274, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17761. Acesso em: 26 abr. 2024.