“BRIOSOS FILHOS DO NORTE!”:

A representação dos escravizados e dos abolicionistas no periódico Boletim da Sociedade Libertadora Norte-Rio-Grandense

  • Krishna Luchetti UFRN

Resumo

Esse artigo visa mobilizar como fonte o primeiro volume do periódico Boletim da Sociedade Libertadora Norte Rio-Grandense visando problematizar a forma como as pessoas escravizadas eram representadas por esse tipo de periódico abolicionista, assim como para destacar a auto representação dos próprios membros da Sociedade abolicionista, enquanto honrados homens virtuosos. Dessa forma, será estudado o espaço do Rio Grande do Norte, tanto por meio do periódico, como da historiografia e das ações dessa elite quanto escritores e disseminadores de um ideal civilizatório baseado em suas próprias práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLETIM DA SOCIEDADE LIBERTADORA NORTE-RIO-GRANDENSE. Natal-RN: Tipografia do correio do Natal, 1888, n. 1. Publicação quinzenal.
CASCUDO, Câmara. História do Rio Grande do Norte. Editora Val: Natal, 1965.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
HANSEN, Patrícia Santos. Brasil, um país novo: literatura cívico-pedagógica e a construção de um ideal de infância brasileira na Primeira República. São Paulo, 2007.
LYRA, Tavares de. História do Rio Grande do Norte. EDFURN, Natal, 2008.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. n-1 edições, 2018.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de Quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, Ano 3, n° 6 e 7, p.41-49, 1985.
POMBO, Rocha. História do Estado do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, 1922.
SANTOS, Silvanei da Silva. Sociedade Libertadora Norte-rio-grandense e o fim da escravidão no Rio Grande do Norte. Brasília, 2016.
SEGAUD, Marion. Designar o espaço. In: Antropologia do Espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: SESC, 2016, p.104-125.
SLENES, Robert Wayne. Na senzala, uma flor – esperanças e recordações na formação da família escrava: Brasil Sudeste, século XIX. 2ª ed. corrigida. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
Publicado
02-09-2021
Como Citar
LUCHETTI, K. “BRIOSOS FILHOS DO NORTE!”:. Revista Espacialidades, v. 17, n. 2, p. 56-78, 2 set. 2021.