“BRIOSOS FILHOS DO NORTE!”:
A representação dos escravizados e dos abolicionistas no periódico Boletim da Sociedade Libertadora Norte-Rio-Grandense
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2021v17n2ID23854Resumo
Esse artigo visa mobilizar como fonte o primeiro volume do periódico Boletim da Sociedade Libertadora Norte Rio-Grandense visando problematizar a forma como as pessoas escravizadas eram representadas por esse tipo de periódico abolicionista, assim como para destacar a auto representação dos próprios membros da Sociedade abolicionista, enquanto honrados homens virtuosos. Dessa forma, será estudado o espaço do Rio Grande do Norte, tanto por meio do periódico, como da historiografia e das ações dessa elite quanto escritores e disseminadores de um ideal civilizatório baseado em suas próprias práticas.
Downloads
Referências
BOLETIM DA SOCIEDADE LIBERTADORA NORTE-RIO-GRANDENSE. Natal-RN: Tipografia do correio do Natal, 1888, n. 1. Publicação quinzenal.
CASCUDO, Câmara. História do Rio Grande do Norte. Editora Val: Natal, 1965.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
HANSEN, Patrícia Santos. Brasil, um país novo: literatura cívico-pedagógica e a construção de um ideal de infância brasileira na Primeira República. São Paulo, 2007.
LYRA, Tavares de. História do Rio Grande do Norte. EDFURN, Natal, 2008.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. n-1 edições, 2018.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de Quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, Ano 3, n° 6 e 7, p.41-49, 1985.
POMBO, Rocha. História do Estado do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro: Anuário do Brasil, 1922.
SANTOS, Silvanei da Silva. Sociedade Libertadora Norte-rio-grandense e o fim da escravidão no Rio Grande do Norte. Brasília, 2016.
SEGAUD, Marion. Designar o espaço. In: Antropologia do Espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: SESC, 2016, p.104-125.
SLENES, Robert Wayne. Na senzala, uma flor – esperanças e recordações na formação da família escrava: Brasil Sudeste, século XIX. 2ª ed. corrigida. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)