DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES:

um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Flávio Alves Leite

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26294

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o ensino de História efetivado em escolas localizadas no meio rural do município de Ituiutaba-MG, Brasil. Tem como objetivo analisar as dimensões de ensinar História nos anos finais do ensino fundamental. Optou-se por uma pesquisa qualitativa por favorecer uma visão ampla do objeto estudado e o envolvimento do pesquisador com a realidade social, política, econômica e cultural. Recorreu-se à observação participante e entrevistas orais. Foram sujeitos da pesquisa as professoras que ensinavam História nas escolas rurais no período de 2018 a 2019. Concluiu-se que são múltiplas as dimensões de ensinar História e que essa se materializa de diferentes formas nas práticas das professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Cinthia. O trabalho da tradução no saber histórico escolar: diálogos interculturais possíveis. In: MOREIRA, Antonio Flávio, CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ARRUDA, Élcia Esnarriaga; BRITO, Silva Helena. Análise de uma proposta de escola específica para o campo. In: ALVES, Gilberto (Org.) Educação do Campo: recortes no tempo e no espaço. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Ega, São Paulo, 1996.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas-SP: Papirus, 2012.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. CENSO 2010. Rio de Janeiro-RJ., 2010. Disponível em: https://ibge.gov.br/. Acesso em: 29 jun. 2019.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. CENSO AGROPECUÁRIO. Rio de Janeiro-RJ., 2017. Disponível em: https://ibge.gov.br/. Acesso em: 29 jun. 2019.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário – Pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.

RUSEN, Jorn. Razão histórica – teoria da história: fundamentos da ciência história. Brasília: Editora Universidade. Brasília: Editora Universidade Brasília, 2001.

SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas-SP: Papirus, 2007.

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes. Identidades e consciência histórica de jovens estudantes e professores de História: um estudo em escolas no meio rural e urbano. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

14-04-2022

Como Citar

FERNANDES DA SILVA JÚNIOR, A.; MARCOS FLÁVIO ALVES LEITE. DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 97–120, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26294. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294. Acesso em: 19 nov. 2024.