DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES:

um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL

Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Flávio Alves Leite

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26294

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o ensino de História efetivado em escolas localizadas no meio rural do município de Ituiutaba-MG, Brasil. Tem como objetivo analisar as dimensões de ensinar História nos anos finais do ensino fundamental. Optou-se por uma pesquisa qualitativa por favorecer uma visão ampla do objeto estudado e o envolvimento do pesquisador com a realidade social, política, econômica e cultural. Recorreu-se à observação participante e entrevistas orais. Foram sujeitos da pesquisa as professoras que ensinavam História nas escolas rurais no período de 2018 a 2019. Concluiu-se que são múltiplas as dimensões de ensinar História e que essa se materializa de diferentes formas nas práticas das professoras.

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Referências

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Publicado

14-04-2022

Como Citar

FERNANDES DA SILVA JÚNIOR, A.; MARCOS FLÁVIO ALVES LEITE. DIMENSÕES DO ENSINAR HISTÓRIA E SUAS MATERIALIDADES: : um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 97–120, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26294. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26294. Acesso em: 21 dez. 2024.