APRENDER NA CIDADE:
entre o dédalo e o labirinto
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551Palavras-chave:
Território; cidade; aprendizagem histórica; Rio de Janeiro; etnografiaResumo
O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre o aprendizado da História na cidade a partir das metáforas do dédalo e do labirinto, inspirada na reflexão do etnógrafo Tim Ingold (2015). Em diálogo com a ideia de uma pedagogia do pedestre refletiva a partir da cidade do Rio de Janeiro (RJ) com a mobilização de afetos, linguagens e sentidos, apresentaremos potencialidades e desafios da educação na cidade. Os conceitos de imaginação e aprendizagem histórica serão focos de maior atenção. Por fim, vislumbraremos impactos da pandemia no uso da cidade e desafios para o porvir.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais...Campinas: Verus, 2005.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas II. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
HESSE, Herman. Viagem ao Oriente. Rio de Janeiro: Record, 1959.
INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015.
LA TAILLE, Yves de. Formação Ética: Do Tédio ao Respeito de Si. Porto Alegre, Artmed, 2009.
MENESES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003.
MUNIZ, Thaísa de Queiroz. Âncoras da memória: um percurso sobre os “Rios” das crônicas de Lima Barreto. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.
SIMAN, Lana Mara de Castro. Memórias sobre a história de uma cidade: a História
como labirinto. Educação em revista. [online]. 2008, n.47, pp.241-270.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)