APRENDER NA CIDADE:

entre o dédalo e o labirinto

Autores/as

  • Carina Martins Costa UERJ
  • Thaísa de Queiroz Muniz UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551

Palabras clave:

Território; cidade; aprendizagem histórica; Rio de Janeiro; etnografia

Resumen

O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre o aprendizado da História na cidade a partir das metáforas do dédalo e do labirinto, inspirada na reflexão do etnógrafo Tim Ingold (2015). Em diálogo com a ideia de uma pedagogia do pedestre refletiva a partir da cidade do Rio de Janeiro (RJ) com a mobilização de afetos, linguagens e sentidos, apresentaremos potencialidades e desafios da educação na cidade. Os conceitos de imaginação e aprendizagem histórica serão focos de maior atenção. Por fim, vislumbraremos impactos da pandemia no uso da cidade e desafios para o porvir.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaísa de Queiroz Muniz, UNIRIO

Formada em História (UERJ) e mestre profissional em Ensino de História (UERJ). Graduanda em Artes Cênicas (UNIRIO). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0171934627640134

Citas

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais...Campinas: Verus, 2005.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas II. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HESSE, Herman. Viagem ao Oriente. Rio de Janeiro: Record, 1959.

INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015.

LA TAILLE, Yves de. Formação Ética: Do Tédio ao Respeito de Si. Porto Alegre, Artmed, 2009.

MENESES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003.

MUNIZ, Thaísa de Queiroz. Âncoras da memória: um percurso sobre os “Rios” das crônicas de Lima Barreto. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Memórias sobre a história de uma cidade: a História

como labirinto. Educação em revista. [online]. 2008, n.47, pp.241-270.

Publicado

14-04-2022

Cómo citar

COSTA, C. M.; MUNIZ, T. de Q. . APRENDER NA CIDADE:: entre o dédalo e o labirinto. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 267–278, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26551. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26551. Acesso em: 22 dic. 2024.