CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26559Resumo
O presente artigo estabelece uma reflexão entre Educação Histórica e Ensino de História. Em sinergia com as ideias de Jörn Rüsen e Peter Lee, objetivou-se discutir a importância de uma consciência histórica e de uma literacia histórica, a fim de que a compreensão e interpretação da História deem-se de modo a interconectar passado, presente e futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Histórica; Ensino de História; Consciência histórica; Literacia histórica.
Downloads
Referências
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, n. 22, p. 131-150, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.403. Acesso em: 27 ago. 2021.
LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 107-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45979. Acesso em: 28. ago. 2021.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 2001.
RÜSEN, Jörn. A Função da Didática da História: A Relação entre a Didática da História e a (meta) História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão de Resende (Orgs.). Jörn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da história Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016.
RÜSEN, Jörn. Consciência histórica como tema da didática da história. Métis – história & cultura, Caxias do Sul, v. 19, n. 38, p. 16-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.18226/22362762.v19.n.38.01. Acesso em: 25 ago. 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica. Métis – história & cultura, v. 19, n. 38, p. 16-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.18226/22362762.v19.n.38.02. Acesso em: 24 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)