CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA

Auteurs-es

  • Francielle Alves Difante UFSM

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26559

Résumé

O presente artigo estabelece uma reflexão entre Educação Histórica e Ensino de História. Em sinergia com as ideias de Jörn Rüsen e Peter Lee, objetivou-se discutir a importância de uma consciência histórica e de uma literacia histórica, a fim de que a compreensão e interpretação da História deem-se de modo a interconectar passado, presente e futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Histórica; Ensino de História; Consciência histórica; Literacia histórica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, n. 22, p. 131-150, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.403. Acesso em: 27 ago. 2021.

LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 107-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45979. Acesso em: 28. ago. 2021.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 2001.

RÜSEN, Jörn. A Função da Didática da História: A Relação entre a Didática da História e a (meta) História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão de Resende (Orgs.). Jörn Rüsen: contribuições para uma teoria da didática da história Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016.

RÜSEN, Jörn. Consciência histórica como tema da didática da história. Métis – história & cultura, Caxias do Sul, v. 19, n. 38, p. 16-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.18226/22362762.v19.n.38.01. Acesso em: 25 ago. 2021.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Contribuições de Jörn Rüsen para a pesquisa em Educação Histórica. Métis – história & cultura, v. 19, n. 38, p. 16-22, 2020. DOI: https://doi.org/10.18226/22362762.v19.n.38.02. Acesso em: 24 ago. 2021.

Téléchargements

Publié-e

14-04-2022

Comment citer

ALVES DIFANTE, F. CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO HISTÓRICA E ENSINO DE HISTÓRIA . Revue Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 234–245, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26559. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26559. Acesso em: 22 déc. 2024.