O LAR COMO ESPAÇO DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28218Resumo
A partir do ano de 2019, mais precisamente em 31 de dezembro de 2019, a organização mundial de saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Em 11 de março de 2020, devido a expansão da doença COVID-19 em todo mundo rapidamente, foi decretada pela OMS uma pandemia. E, consequentemente houve a necessidade de mudanças que envolveram toda uma dinâmica espacial de circulação das pessoas no mundo. Foram propostos alguns procedimentos para controlar as mortes e internações. Dentre eles o fechamento das instituições escolares. Os espaços educativos escolares tiveram que ser ressignificados no lar. Este artigo tem como objetivo mostrar como o pensamento de Michel Foucault a partir dos termos Biopolítica e Biopoder pode contribuir de forma reflexiva para ajudar a pensar as duas modalidades de ensino emergencial tanto no modelo remoto , como no híbrido e compreendê-las como dispositivos de segurança.
Downloads
Referências
ALVEZ, Lynn. Educação Remota: Entre a Ilusão e a Realidade. Educação: Interfaces científicas. Aracaju.V8. n3.p.348-365.2020.
ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho; CARVALHO, Élvio de; PASINI, Carlos Giovani Delevati. A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas Considerações. FAPERGS: Observatório Socioeconômico da COVID-19-Universidade de Santa Maria. Santa Maria: 29-06-2020.
ALMEIDA, Joelma; MARTINS, Vivian. Educação em Tempos de Pandemia no Brasil. REDOC. Rio de Janeiro: V.4, n,2,p.216.maio/ago 2020.
BACICH, L., NETO, A. T. & TREVISANI, F.M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BORBA, Ítalo do Nascimento Oliveira. Biopolíticas e Covid-19: um esforço para entender o Brasil. VOLUNTAS: Revista Internacional de Filosofia. Santa Maria: V.11 e 48,p.1-8, julho de 2020.
BRASIL. Decreto 9.057, de 25/05/2017. Regulamenta o Art. 80 - Lei 9394. Brasília: DOU, 2017.
CARVALHO, Marilia Sá; WERNECK, Guilherme Loureiro. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Rio de Janeiro: Caderno de Saúde Pública n.36 maio/2020 https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820.
CONTI, Davi Maranhão de. Vida e poder – reflexões acerca da pandeia atual. VOLUNTAS: Revista Internacional de Filosofia. Santa Maria: V.11 e 44 ,p.1-8, julho de 2020.
FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março de 1976. In:____________. Em defesa da Sociedade. Tradução: Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Aula de 1º de fevereiro de 1978. In:____________. Segurança, território e população. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos: IX Genealogia da ética, Subjetividade e Sexualidade. (Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
JÚLIO, Ossula Abílio; NHAGUAGA, Mércia Armindo Farinha; SUNDE, Rosário Martinho. O Ensino Remoto em Tempos de Pandemia da COVID-19: Desafios e Perspectivas. EPEDUC: Revista Epistemológica e Práxis Educativa. Teresina: V.03, n.03, set/dez.2020.
LIMA, Jânio Robson Rocha. A implementação do Ensino Híbrido no Período Pós-Pandemia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo: V.02, n. 2,fev.2021
GUIMARÃES, Heitor Moreira Lurine. A Pandemia de 2020: Prelúdio de um Neoliberalismo Renovado? VOLUNTAS: Revista Internacional de Filosofia. Santa Maria: V.11 e 38 ,p.1-10, jul.2020.
MORAN, José Manuel. Novos caminhos de ensino a distância. Centro de Educação a Distância, SENAI: Rio de Janeiro, 2012.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 2020, v.20.
NÓBREGA, Luciano; OLIVEIRA, Francisco Lindoval de. Os desafios da educação remota em tempos de isolamento social. Revista Educação Pública, v. 21, nº 14, 20 de abril de 2021.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671.
SOUZA, Elmara Pereira. Educação em Tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. V.17, n.30.jul/dez2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)