APRESENTAÇÃO

ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História

Autores

  • Revista Espacialidades

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28714

Resumo

A Equipe Editorial da Revista Espacialidades tem o enorme prazer de divulgar o seu Vol. 18, n° 1, com o Dossiê Temático Espaços do educar: conhecimento histórico e Ensino de História.

Diante do cenário de crise política, econômica e social vivenciado pelo mundo e, sobretudo, pelo Brasil nos últimos anos, à equipe editorial da Espacialidades, por meio deste volume, sentiu a necessidade urgente de refletir sobre os caminhos da educação brasileira. O dossiê temático “Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História” reúne 17 trabalhos que buscam, por meio de diferentes abordagens e perspectivas, tratar da relação entre o espaço, esta construção humana e produto das relações sociais, e o ensino de história, que se constitui enquanto uma ferramenta importante para o debate sobre as novas perspectivas historiográficas, assim como para os debates de natureza epistemológica, contribuindo com importantes reflexões para processo educativo, produção de materiais didáticos e projetos curriculares. Os artigos tratam desde questões relacionadas aos espaços ocupados pelas diversas metodologias e instrumentos pedagógicos, assim como estudos dedicados a refletirem sobre as territorialidades do Ensino de História e os vários espaços a partir dos quais o conhecimento deste campo é produzido e divulgado.

Na Seção Livre, a Espacialidades apresenta 5 artigos em que categorias espaciais são trabalhadas e que contribuem para a difusão da área de História e Espaços. Além disso, o volume ainda conta com 3 entrevistas inéditas, que analisam e discutem o Ensino de História por múltiplos vieses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-04-2022

Como Citar

ESPACIALIDADES, R. APRESENTAÇÃO: ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 1–16, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28714. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/28714. Acesso em: 5 dez. 2022.