APRESENTAÇÃO
ESPAÇOS DO EDUCAR: conhecimento histórico e Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID28714Resumo
A Equipe Editorial da Revista Espacialidades tem o enorme prazer de divulgar o seu Vol. 18, n° 1, com o Dossiê Temático Espaços do educar: conhecimento histórico e Ensino de História.
Diante do cenário de crise política, econômica e social vivenciado pelo mundo e, sobretudo, pelo Brasil nos últimos anos, à equipe editorial da Espacialidades, por meio deste volume, sentiu a necessidade urgente de refletir sobre os caminhos da educação brasileira. O dossiê temático “Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História” reúne 17 trabalhos que buscam, por meio de diferentes abordagens e perspectivas, tratar da relação entre o espaço, esta construção humana e produto das relações sociais, e o ensino de história, que se constitui enquanto uma ferramenta importante para o debate sobre as novas perspectivas historiográficas, assim como para os debates de natureza epistemológica, contribuindo com importantes reflexões para processo educativo, produção de materiais didáticos e projetos curriculares. Os artigos tratam desde questões relacionadas aos espaços ocupados pelas diversas metodologias e instrumentos pedagógicos, assim como estudos dedicados a refletirem sobre as territorialidades do Ensino de História e os vários espaços a partir dos quais o conhecimento deste campo é produzido e divulgado.
Na Seção Livre, a Espacialidades apresenta 5 artigos em que categorias espaciais são trabalhadas e que contribuem para a difusão da área de História e Espaços. Além disso, o volume ainda conta com 3 entrevistas inéditas, que analisam e discutem o Ensino de História por múltiplos vieses.
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