Apresentação

Memória, Patrimônio e usos do passado,

Autores

  • Revista Espacialidades

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID31136

Resumo

A Equipe Editorial da Revista Espacialidades tem o enorme prazer de divulgar o seu Vol. 18, n° 2, com o Dossiê Temático Memória, Patrimônio e usos do passado 

O intuito desse dossiê foi o de expandir o escopo do pensamento, utilizando-se de campos de estudos variados a partir de marcadores teóricos e metodológicos que rompem com uma visão única de um passado, de uma lembrança que em muitas vezes possui as marcas da vida daqueles que se encontra em uma sociedade que vibra, que sente em suas carnes, em seus corpos a resistência da memória e o silenciamento de fatos até então esquecidos. No escopo desta edição da Revista Espacialidades, você encontrará diferentes expressões do pensamento que se alinham ao que propomos: o pluralismo, a diversidade e a desconstrução de um olhar sobre o significado da recordação.

Nos trabalhos publicados, trouxemos autorias de múltiplos pesquisadores científicos de diversas regiões do Brasil. Assim, a Espacialidades deste semestre procura ultrapassar as fronteiras de um debate amplo sobre a memória e patrimônio que aparecem muitas vezes como conceitos pares nas reflexões historiográficas. Embora a memória encontre outras formas de manifestação, sua expressão pública privilegiada é, de fato, o patrimônio, o qual incorpora em seu conteúdo uma dada memória que por meio dele é socialmente reproduzida e, não raras vezes, ressignificada – uma vez que a memória não consiste em um conteúdo estanque relativo a um passado morto. Antes de pensarmos tal articulação, entretanto, faremos uma rápida decomposição de tais conceitos, especialmente sob o enquadramento do escopo da revista, para em seguida encadear as ideias inscritas em cada um deles, arrematando, por fim, com um dos grandes desafios que se impõem aos historiadores em nossos dias: os usos do passado. Ao final desta apresentação, teremos amarrado as pontas dessas três expressões em torno das quais se organiza o presente dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2022 — Atualizado em 05-04-2023

Versões

Como Citar

ESPACIALIDADES, R. Apresentação: Memória, Patrimônio e usos do passado,. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 1–14, 2023. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n2ID31136. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31136. Acesso em: 29 mar. 2024.