AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDCIs) NO PROFHISTÓRIA:
um breve estado da arte da questão
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36416Palavras-chave:
Ensino de História;, ProfHistória;, TDICsResumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar os trabalhos sobre ensino de História e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O estudo bibliográfico consistiu no levantamento de dados nos portais Educapes, ProfHistória Nacional e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Através do software Iramuteq realizamos a análise fatorial de correspondência e análise de similitude. Os resultados parciais permitem observar que existe uma predominância do ProfHistória como espaço de produção de conhecimento sobre o ensino de História e as TDIC’s, além de uma pluralidade de abordagens teórico-metodológicas, objetos e produtos. Verifica-se também lacunas para pesquisas futuras e um campo extenso para a investigação histórica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fabiano Viana. Cultura escolar e cultura digital: o desafio do Ensino de História na rede públcia estadual do RJ. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. 67 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
COSTA, M. A. F. Ensino de história e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021. 212p.
COSTA, Marcella Albaine Farias; FRANCO, Aléxia Pádua. Cultura digital e ensino de História: diferentes abordagens e metodologias. In: ANDRADE, Juliana Alves; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. Ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021. p. 327-345.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no Ensino de História. In: Universa. Brasília, n. 1, fevereiro de 1999.
FIGUEIREDO, Luciano. História e informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
GUIMARÃES, Claudio Santos Pinto. Aulas de História nas nuvens: os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.
LOPES, Cristiano Gomes. O Ensino de História na palma da mão: o WhatsApp como extensão da sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína/TO. 2016.
LUCCHESI, Anita. Digital history e Storiografia digitale: estudo comparado sobre a escrita da história no tempo presente (2001-2011). Dissertação (Mestrado em História Comparada), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
MARINO, Ian Kisil; NICODEMO, Thiago Lima; ROTA, Alesson Ramon (Orgs.). Caminhos da história digital no Brasil. 1. Ed. Vitória: Editora Milfontes, 2022.
PEREIRA, Mateus H. F. Lembrança do presente: Ensaios sobre a condição histórica na era da internet. Belo Horizonte: Autência, 2022.
MORAES, Daniela Martins de Menezes. Ensinar e aprender História nas redes sociais online: possibilidades e desafios para o espaço escolar. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SALOMÓN, Said Lucas de Oliveria. Buenas América Latina Digital: o Ensino de História da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SILVA, Jorge Everaldo Pittan da. Ensino Híbrido: Possíveis contribuições para a qualificação do Ensino de História no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional, RS, 2016.
SOUZA, Maria do Socorro; TAMANINI, Paulo Augusto. As tecnologias digitais no ensino de história no brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Redoc, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 141-158, set/dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.36814, acesso em 06 de setembro de 2022.
VITORASSI, Silvia. História para Quê(m)?: Ensinar História e Política na era das Redes Sociais. Dissertação de Mestrado (Ensino de História). Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018. 144 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espacialidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)