AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDCIs) NO PROFHISTÓRIA:

um breve estado da arte da questão

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Carlos Rodrigo Soares Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36416

Palavras-chave:

Ensino de História;, ProfHistória;, TDICs

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar os trabalhos sobre ensino de História e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O estudo bibliográfico consistiu no levantamento de dados nos portais Educapes, ProfHistória Nacional e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Através do software Iramuteq realizamos a análise fatorial de correspondência e análise de similitude. Os resultados parciais permitem observar que existe uma predominância do ProfHistória como espaço de produção de conhecimento sobre o ensino de História e as TDIC’s, além de uma pluralidade de abordagens teórico-metodológicas, objetos e produtos. Verifica-se também lacunas para pesquisas futuras e um campo extenso para a investigação histórica. 

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Publicado

14-11-2024

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, O.; RODRIGO SOARES, C. . AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDCIs) NO PROFHISTÓRIA:: um breve estado da arte da questão. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 61–85, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36416. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/36416. Acesso em: 21 dez. 2024.