AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDCIs) NO PROFHISTÓRIA:

um breve estado da arte da questão

Autores/as

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Carlos Rodrigo Soares Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36416

Palabras clave:

Ensino de História;, ProfHistória;, TDICs

Resumen

Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar os trabalhos sobre ensino de História e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O estudo bibliográfico consistiu no levantamento de dados nos portais Educapes, ProfHistória Nacional e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Através do software Iramuteq realizamos a análise fatorial de correspondência e análise de similitude. Os resultados parciais permitem observar que existe uma predominância do ProfHistória como espaço de produção de conhecimento sobre o ensino de História e as TDIC’s, além de uma pluralidade de abordagens teórico-metodológicas, objetos e produtos. Verifica-se também lacunas para pesquisas futuras e um campo extenso para a investigação histórica. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, Fabiano Viana. Cultura escolar e cultura digital: o desafio do Ensino de História na rede públcia estadual do RJ. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. 67 p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

COSTA, M. A. F. Ensino de história e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021. 212p.

COSTA, Marcella Albaine Farias; FRANCO, Aléxia Pádua. Cultura digital e ensino de História: diferentes abordagens e metodologias. In: ANDRADE, Juliana Alves; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. Ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021. p. 327-345.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no Ensino de História. In: Universa. Brasília, n. 1, fevereiro de 1999.

FIGUEIREDO, Luciano. História e informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

GUIMARÃES, Claudio Santos Pinto. Aulas de História nas nuvens: os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.

LOPES, Cristiano Gomes. O Ensino de História na palma da mão: o WhatsApp como extensão da sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína/TO. 2016.

LUCCHESI, Anita. Digital history e Storiografia digitale: estudo comparado sobre a escrita da história no tempo presente (2001-2011). Dissertação (Mestrado em História Comparada), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

MARINO, Ian Kisil; NICODEMO, Thiago Lima; ROTA, Alesson Ramon (Orgs.). Caminhos da história digital no Brasil. 1. Ed. Vitória: Editora Milfontes, 2022.

PEREIRA, Mateus H. F. Lembrança do presente: Ensaios sobre a condição histórica na era da internet. Belo Horizonte: Autência, 2022.

MORAES, Daniela Martins de Menezes. Ensinar e aprender História nas redes sociais online: possibilidades e desafios para o espaço escolar. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

SALOMÓN, Said Lucas de Oliveria. Buenas América Latina Digital: o Ensino de História da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SILVA, Jorge Everaldo Pittan da. Ensino Híbrido: Possíveis contribuições para a qualificação do Ensino de História no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional, RS, 2016.

SOUZA, Maria do Socorro; TAMANINI, Paulo Augusto. As tecnologias digitais no ensino de história no brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Redoc, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 141-158, set/dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.36814, acesso em 06 de setembro de 2022.

VITORASSI, Silvia. História para Quê(m)?: Ensinar História e Política na era das Redes Sociais. Dissertação de Mestrado (Ensino de História). Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018. 144 p.

Publicado

14-11-2024

Cómo citar

RODRIGUES JUNIOR, O.; RODRIGO SOARES, C. . AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDCIs) NO PROFHISTÓRIA:: um breve estado da arte da questão. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 20, n. 01, p. 61–85, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36416. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/36416. Acesso em: 19 nov. 2024.