AS PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDCIs) NO PROFHISTÓRIA:
um breve estado da arte da questão
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2024v20n1ID36416Mots-clés :
Ensino de História;, ProfHistória;, TDICsRésumé
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado com o objetivo de analisar os trabalhos sobre ensino de História e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O estudo bibliográfico consistiu no levantamento de dados nos portais Educapes, ProfHistória Nacional e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Através do software Iramuteq realizamos a análise fatorial de correspondência e análise de similitude. Os resultados parciais permitem observar que existe uma predominância do ProfHistória como espaço de produção de conhecimento sobre o ensino de História e as TDIC’s, além de uma pluralidade de abordagens teórico-metodológicas, objetos e produtos. Verifica-se também lacunas para pesquisas futuras e um campo extenso para a investigação histórica.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Fabiano Viana. Cultura escolar e cultura digital: o desafio do Ensino de História na rede públcia estadual do RJ. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. 67 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
COSTA, M. A. F. Ensino de história e historiografia escolar digital. Curitiba: CRV, 2021. 212p.
COSTA, Marcella Albaine Farias; FRANCO, Aléxia Pádua. Cultura digital e ensino de História: diferentes abordagens e metodologias. In: ANDRADE, Juliana Alves; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. Ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos, 2021. p. 327-345.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no Ensino de História. In: Universa. Brasília, n. 1, fevereiro de 1999.
FIGUEIREDO, Luciano. História e informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
GUIMARÃES, Claudio Santos Pinto. Aulas de História nas nuvens: os nós de ensinar História com o Google for Education no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.
LOPES, Cristiano Gomes. O Ensino de História na palma da mão: o WhatsApp como extensão da sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína/TO. 2016.
LUCCHESI, Anita. Digital history e Storiografia digitale: estudo comparado sobre a escrita da história no tempo presente (2001-2011). Dissertação (Mestrado em História Comparada), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
MARINO, Ian Kisil; NICODEMO, Thiago Lima; ROTA, Alesson Ramon (Orgs.). Caminhos da história digital no Brasil. 1. Ed. Vitória: Editora Milfontes, 2022.
PEREIRA, Mateus H. F. Lembrança do presente: Ensaios sobre a condição histórica na era da internet. Belo Horizonte: Autência, 2022.
MORAES, Daniela Martins de Menezes. Ensinar e aprender História nas redes sociais online: possibilidades e desafios para o espaço escolar. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SALOMÓN, Said Lucas de Oliveria. Buenas América Latina Digital: o Ensino de História da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SILVA, Jorge Everaldo Pittan da. Ensino Híbrido: Possíveis contribuições para a qualificação do Ensino de História no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional, RS, 2016.
SOUZA, Maria do Socorro; TAMANINI, Paulo Augusto. As tecnologias digitais no ensino de história no brasil. Um mapeamento das pesquisas acadêmicas. Redoc, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 141-158, set/dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.36814, acesso em 06 de setembro de 2022.
VITORASSI, Silvia. História para Quê(m)?: Ensinar História e Política na era das Redes Sociais. Dissertação de Mestrado (Ensino de História). Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018. 144 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revue Espacialidades 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)