FONTE HISTÓRICA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO INDÍGENA
uma análise do acervo documental do Serviço de Proteção aos Índios e o processo de escolarização dos Potiguara na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38400Palavras-chave:
indígenas Potiguara; SPI; Museu do Índio; escolarização indígena.Resumo
A política tutelar operada pelo Estado brasileiro entre as populações indígenas teve respaldo no discurso da educação desses povos em função da retórica de civilização e nacionalização, amplamente propagada nas primeiras décadas da República. Com a criação do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), em 1910, a educação passou a ocupar um espaço de foco na ação protecionista estatal, com fins de assimilação do índio à identidade nacional, o que Lima (1992) denomina de “pedagogia da nacionalidade e do civismo”. A presente pesquisa teve, portanto, como objetivos apresentar o acervo documental digital do SPI, arquivado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro/RJ, e discutir seus usos para a pesquisa sobre política educacional indigenista no século XX, a partir da aplicação ao contexto da ação tutelar exercida pelo órgão federal entre os Potiguara, na Paraíba.
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