MARIA YVONE
Resistência à Ditadura Civil-Militar e a busca por justiça e verdade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38578Palabras clave:
Maria Yvone Loureiro, História das mulheres, Militância política, Jogos de gênero, Ditadura civil-militar.Resumen
O presente artigo busca elaborar sobre a trajetória de militância política de Maria Yvone Loureiro, nascida em Viçosa – AL, em novembro de 1947, que ao migrar para Recife-PE na década de 1960 passou a integrar o movimento estudantil e posteriormente o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), atuando no enfrentamento à ditadura civil-militar. Presa em fevereiro de 1971 ela passou a denunciar o assassinato sob tortura de Odijas Carvalho, seu companheiro de militância e esposo. Neste sentido, objetivamos analisar como essa militante política se utilizou do lugar tradicionalmente designado às mulheres, especificamente o de esposa, para denunciar as torturas praticadas pelos órgãos de repressão. Para tanto, a noção de jogos de gênero, conceito elaborado pelo historiador Luc Capdevila, e discutido no Brasil por Cristina Scheibe Wolff (2015), entre outras, auxilia-nos nesta análise. Metodologicamente operacionalizamos nossa análise a partir do discurso produzido pelos órgãos de repressão e inteligência sobre a militante, este contido no prontuário individual da mesma, bem como os testemunhos e manifestos produzidos pela resistência, tendo Yvone como figura central nas denúncias.
Descargas
Citas
COLLING, Ana Maria. A resistência da mulher à Ditadura Militar no Brasil. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro, 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RAGO, Margareth. Memórias da clandestinidade: Criméia Alice de Almeida Schmidt e a guerrilha do Araguaia. Ditaduras no Cone sul, p. 156, 2010.
WOLFF, Cristina Scheibe. Pedaços de alma: emoções e gênero nos discursos da resistência. Revista Estudos Feministas, v. 23, n. 3, p. 975-989, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)