Fagno da Silva Soares - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, Doutorando em História Social/Contemporânea pela UFF, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP e do Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ. Vinculado aos Grupos de Pesquisa Geografia Agrária USP / População, Trabalho e Economia USP / NIEPHE Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação USP / Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio USP. Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia Econômica do Brasil pela UNIFIA, em História Social e Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes, MBA em Gestão e Ensino de TICI's pelo IBMEC e MBA em Gestão Escolar pela Esalq/USP. Especialização História da Educação pela PUC/RS, TIC's para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Direitos Humanos pela UNIFESP, Sociologia pela UnB, Tecnologias Educacionais pela ENSP/FIOCRUZ, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é Professor de História DIV- 01 do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC, Editor Adjunto Nacional da Revista Observatório UNESP/UFT, Editor Nacional da Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação e Conselheiro Diretor do CDVDH-CB 2015-2017, Membro do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação do IFMA Ciências Humanas. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de combate e enfrentamento à escravização contemporânea de trabalhadores/ras rurais do Maranhão na Pré-Amazônia e garimpeiros/ras maranhenses na Amazônia Paraense. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, memória, geografia oral, tempo presente, Amazônia e mais recentemente História Aplicada. 

 

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