Chamada para publicação - Vol 18, nº 1

06-07-2021

Dossiê temático: Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História - Volume 18.1 - 2022.1

Prazo: 20 de agosto de 2021 - Prorrogado!!!
Novo prazo: 05 de setembro de 2021

O Ensino de História tem se consolidado enquanto importante área de produção do conhecimento. Durante muito tempo as questões referentes ao ensino ficaram restritas ao campo da Educação. Contudo, atualmente os profissionais da História têm contribuído com importantes reflexões para o debate sobre o processo educativo, como o próprio sentido de se ensinar sobre o passado, conceitos, aportes teóricos e conteúdos que devem compor a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no ensino básico e as especificidades do saber histórico no processo educativo.

Os estudos desenvolvidos pelo Programa de Pós-graduação em História da UFRN, em suas diferentes linhas de pesquisa, partilham da ideia de que o espaço é uma construção humana, um produto das relações sociais, levando em consideração as especificidades de cada sociedade, sua cultura, suas formas de sociabilidades, de organização política e econômica nos diferentes períodos históricos. O espaço não se restringe à sua dimensão material ou aos seus limites físicos, como um porto, uma universidade ou determinada escola. O espaço também pode ser percebido nas suas dimensões simbólicas, como nas relações humanas, no imaginário e nas sensibilidades de uma determinada sociedade, numa determinada época. O ambiente escolar, por exemplo, ganha dimensões que vão além dos muros físicos da escola e das paredes das salas de aula. Ele ganha uma sorte de sentidos que englobam, a partir das relações sociais ali desenvolvidas, os territórios e as territorialidades que surgem entre tensões, colaborações e conflitos.

É neste sentido que o espaço escolar se constitui como campo fértil para reflexões espaciais. Há espaços construídos, praticados, impostos, inventados, imaginados, além de uma série de outras possibilidades. O suporte para o estudo dessas espacialidades é diverso e engloba discussões sobre vários elementos, como a própria escola, o livro didático, a base curricular, as políticas públicas voltadas para a Educação, o ensino em espaços não formais, dentre outros.

Pensando nestas várias possibilidades de discussão oferecidas no Ensino de História e nas práticas educacionais a Revista Espacialidades convida os pesquisadores a refletirem e colaborarem com ensaios inéditos para o próximo dossiê temático, intitulado “Espaços do Educar: conhecimento histórico e Ensino de História” (volume 18.1 - 2022.1). Estamos interessados, assim, nas várias óticas espaciais do ensino e da aprendizagem, desde questões relacionadas aos espaços ocupados pelas diversas metodologias e instrumentos pedagógicos, estudos dedicados a refletir sobre as territorialidades do Ensino de História e os vários espaços a partir dos quais o conhecimento deste campo é produzido e divulgado, além de pesquisas que abordem as mais diversas vertentes do ato de educar, como, por exemplo, a observação dos lugares de memória, dos espaços patrimoniais e museológicos, do ciberespaço, dentre outras possibilidades.

Também serão aceitos artigos de temáticas livres que atendam ao escopo da revista, concernentes aos conceitos espaciais (território, espaço, lugar, paisagem, deslocamento, domínio, fronteira, jurisdição, dentre outros), para compor a Seção Livre do volume.

Lançamento: 2022.1