“A fisionomia da pedra”

um olhar sobre a escultura de Agostinho Balmes Odísio

Autores/as

  • Amanda Teixeira da Silva

Palabras clave:

Escultura, Juazeiro do Norte, Padre Cícero, Marmoristas

Resumen

O presente artigo pretende perceber a influência da arte funerária sobre a escultura de Agostinho Balmes Odísio, escultor italiano que viveu em Juazeiro do Norte entre os anos de 1934 e 1940. Odísio deixou um caderno de memórias e outros escritos que serão utilizados como fontes para esse estudo. A devoção popular dos habitantes e visitantes de Juazeiro e a relação entre o sentimento religioso e a obra produzida por Odísio também serão temas desse trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Teixeira da Silva

Professora da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutoranda em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informação e Memória (GEPEIM). Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5375830834404417.

Archivos adicionales

Publicado

18-12-2015

Cómo citar

SILVA, A. T. da. “A fisionomia da pedra”: um olhar sobre a escultura de Agostinho Balmes Odísio. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 75–88, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17718. Acesso em: 22 nov. 2024.