Duas elites cercadas por “pobres”

os espaços de moradia em Paranaguá no início do século XIX

Autores/as

  • Allan Thomas Tadashi Kato

Palabras clave:

espaço urbano, nobreza, “pobres”, cidade colonial

Resumen

Objetivamos analisar a distribuição socioespacial dos chefes com domicílio urbano na vila de Paranaguá (no Paraná) no início do século XIX. A historiografia tem sugerido que as pessoas tinham tendência a residir próximo aos seus iguais. Uma ordem ‘promovida’ por diversos motivos: pelas profissões, pelas origens, por questões culturais, de parentesco, ou de valorização dos imóveis. Buscamos compreender a formação de vizinhanças. Uma metodologia foi constituída para localizar os moradores, e depois analisar sua distribuição espacial. Esse estudo teve como resultado a percepção de que havia, pelo menos, dois grupos sociais distintos: os ‘pobres’ e os nobres, e que eles tinham, em geral, locais diferenciados de moradia citadina. Eram espaços distintos espacialmente, o que de certo modo marcava com traços mais vistosos a diferença entre os grupos.
Palavras-chave: espaço urbano; nobreza; “pobres”; cidade colonial

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allan Thomas Tadashi Kato

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, sob orientação do professor Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira.

Archivos adicionales

Publicado

25-11-2011

Cómo citar

KATO, A. T. T. Duas elites cercadas por “pobres”: os espaços de moradia em Paranaguá no início do século XIX. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 4, n. 03, p. 01–21, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17738. Acesso em: 22 nov. 2024.