Duas elites cercadas por “pobres”
os espaços de moradia em Paranaguá no início do século XIX
Palabras clave:
espaço urbano, nobreza, “pobres”, cidade colonialResumen
Objetivamos analisar a distribuição socioespacial dos chefes com domicílio urbano na vila de Paranaguá (no Paraná) no início do século XIX. A historiografia tem sugerido que as pessoas tinham tendência a residir próximo aos seus iguais. Uma ordem ‘promovida’ por diversos motivos: pelas profissões, pelas origens, por questões culturais, de parentesco, ou de valorização dos imóveis. Buscamos compreender a formação de vizinhanças. Uma metodologia foi constituída para localizar os moradores, e depois analisar sua distribuição espacial. Esse estudo teve como resultado a percepção de que havia, pelo menos, dois grupos sociais distintos: os ‘pobres’ e os nobres, e que eles tinham, em geral, locais diferenciados de moradia citadina. Eram espaços distintos espacialmente, o que de certo modo marcava com traços mais vistosos a diferença entre os grupos.
Palavras-chave: espaço urbano; nobreza; “pobres”; cidade colonial
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)