Conjuntura e estruturação dos espaços de poder do marquesado da Toscana no século XI
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2016v9n01ID17773Palabras clave:
Condado de Canossa, Século XI, Poder local, Concílio de MântuaResumen
A ocasião da realização de um concílio – num período em que estes já tinham se consolidado no interior da agenda da Cristandade ocidental e envolvia boa parte do laicado aristocrático local – contava com consistentes mobilizações dos bispos, uma vez que as deliberações oriundas de tal assembleia iam moldando as ações e posições da Igreja subsequentemente. Numa atmosfera de instabilidade e conflitos, por conta da requisição de dois bispos à sucessão pontifícia, um novo concílio foi convocado. O local escolhido para a realização do mesmo, no ano de 1064 foi Mântua, território medular dos domínios da casa de Canossa. A realização e desdobramento do que foi chamado de Concílio de Mântua é uma mostra da condução e da ação política de Godofredo da Lorena, Beatrice e Matilda de Canossa ao integrarem notáveis representantes da esfera social do período aos seus espaços de poder.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)