A IMPORTÂNCIA DA CULTURA MATERIAL E HISTÓRICA COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CAICÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26334Palabras clave:
Caicó-RN; Cultura Material; História; Educação; PIBID.Resumen
O presente artigo surgiu a partir de uma intervenção realizada nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA), localizado em Caicó-RN, pelo programa PIBID - História, abordando o tema do surgimento da supracitada cidade sertaneja. A pretensão foi possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a importância de pontos históricos da cidade, tais como: O Poço de Sant´Ana; a Casa de pedra; a Igreja do Rosário; e o Açude Itans. Através da aula de campo, como metodologia, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar o conceito de memória como um espaço de narrativa mítica, arquitetural; com o sincretismo de práticas religiosas católicas e afro-brasileiras e, por fim, uma memória paisagística. Por meio do embasamento teórico, a Educação Patrimonial revela a sua importância para o desenvolvimento intelectual dos discentes.
Descargas
Citas
BRITES, Olga; PEREIRA, Mirna B. Oficina de História: Ensino, Memória e Patrimônio Histórico. Projeto História (Online), v. 40, p. 333-356, 2010.
DE BARROS, Carlos Henrique Farias. Ensino de História, memória e história local. Criar Educação, v. 2, n. 2, 2013.
FERNANDES, C. A. Discurso e sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.
GONÇALVES, C. C.; ZARBATO, J. A. M. PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRIA E MEMÓRIA: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. In: VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistoria Regional e XX Semana de História, 2015, Maringá-PR. Anais 2015, 2015.
MACÊDO, Muirakytan K. de Macêdo. Educação pela cidade – aprendendo com o patrimônio e a memória urbana. In: VIANA, Hélder do Nascimento; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da e ARRAIS, Raimundo Pereira Alencar (Org.). Cidade e Diversidade: itinerários para a produção de materiais didáticos em História. Natal: EDUFRN, 2012.
MACÊDO, Muirakytan K. de; COSTA, Artur Rodrigues da. (org.). Caicó vai pintar por aí. Caicó: Edição dos autores, 2013.
PACHECO, Ricardo de Aguiar. O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio. Cadernos do CEOM (Unochapecó), v. 31, p. 145-155, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)