CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

uma ferramenta de combate ao racismo

Autores

  • Júlia Maria de de Araújo Lisboa UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26355

Palavras-chave:

Consciência Histórica, Didática da História, Livro Didático, Racismo

Resumo

O presente texto contém os resultados da pesquisa de Iniciação Científica objetivada pela análise dos livros didáticos de História mais utilizados pela rede municipal de educação de Recife, capital pernambucana. Visando apontar como a questão racial é tratada nessas obras, percebemos aspectos presentes no livro didático que são possíveis de serem trabalhados pela concepção de Jörn Rüsen de Consciência Histórica e apontamos a importância de seus conceitos em materiais didáticos voltados ao Ensino Fundamental Anos Finais, para a edificação de uma mentalidade antirracista nos estudantes que têm acesso a esse material. Tendo como base a Didática da História, em diálogo com as teorias de Paulo Freire, a partir da visão de Abdias do Nascimento sobre o genocídio do negro brasileiro.

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Biografia do Autor

Júlia Maria de de Araújo Lisboa, UFPE

Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista PROPESQ RD pelo edital de 2020-2021 de Iniciação Científica da CNPq, com o projeto "A consciência histórica nos livros didáticos do Ensino Fundamental: uma ferramenta de combate ao racismo". Membro do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH-UFPE) e do Coletivo Acadêmico Sagarana. E-mail: juliamariaaraujolisboa@gmail.com ou julia.lisboa@ufpe.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/3282284806370137

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Publicado

14-04-2022

Como Citar

DE ARAÚJO LISBOA, J. M. de. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL:: uma ferramenta de combate ao racismo . Revista Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 135–159, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26355. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26355. Acesso em: 28 mar. 2024.