CENTROS DE MEMÓRIA E A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS:
Experiências teóricas e metodológicas nos laboratórios do CEDOC/UNESC
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26388Palabras clave:
Centros de memória, Centros de documentação, Educação não formal, Educação para o patrimônioResumen
Este trabalho, versará sobre nossas práticas e discussões em espaços não formais de educação, durante as aulas de estágio IV do curso de História/UNESC, ao longo do ano de 2017. O local escolhido para o desenvolvimento do projeto foi o Centro de Memória e Documentação da UNESC. No ano de 2022, o Centro chegou aos seus 22 anos de trajetória enquanto espaço de formação, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica e externa, a partir principalmente dos trabalhos desenvolvidos em parceria com o curso de história. Desse modo, tivemos como intuito, divulgar o centro como um espaço de educação não formal, especialmente a partir de seus três laboratórios. Foram objetivos também: fazer uma breve discussão acerca dos conceitos relativos a centro de memória e centro de documentação.
Descargas
Citas
BONATTO, Luana, COSTA, Cibele, SCHIRMER, Mara. Um olhar sobre as práticas educativas nos espaços não escolares. Porto Alegre. 2016.
BRASIL, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Roteiros Nacionais de Imigração- Santa Catarina: Guia do Patrimônio Cultural do Sul de Santa Catarina - Florianópolis: Superintendência do IPHAN em Santa Catarina. 2010
CATARINENSE, Museu da Universidade do Extremo Sul. {CEDOC – Centro de Memória e Documentação da UNESC.2011. Disponível em: <http://www.bib.unesc.net/muesc/muni_03.php>. Acesso em: 29 jun. 2017.
FONTANELLI, Silvana Aparecida. Centro de memória e ciência da informação: uma interação necessária. 2005. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Biblioteconomia, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
GONÇALVES, Janice. Da educação do público à participação cidadã: sobre ações afirmativas e patrimônio cultural. Canoas-RS, 2014. p.83-98.
LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. Projeto Como Fazer, São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial. Vol. 6. 2002.
TESSITORE, Viviane. Como Implantar Centros de Documentação. Projeto Como Fazer. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial. Vol. 9. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)