EDUCATION FOR HERITAGE IN NON-FORMAL SPACES

theoretical and methodological experiences in Centro de Memória e Documentação da UNESC

Authors

  • Nathália Pereira Cabal PPGH/UDESC
  • Tainá Agostinho Cardoso PPGDS/UNESC
  • Egar Preis Junior PPGDS/UNESC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26388

Keywords:

Memory centers, Documentation Centers, Non-formal education, Heritage education

Abstract

This work will focus on our practices and discussions in non-formal spaces of education, during stage IV classes of the History/UNESC course, throughout 2017. The location chosen for the development of the project was the Memory and UNESC documentation. In 2022, the Center reached its 22-year trajectory as a space for training, research and extension for the academic and external community, based mainly on works developed in partnership with the history course. Thus, our intention was to promote the center as a space for non-formal education, especially through its three laboratories. There were also objectives: to make a brief discussion about the concepts related to memory center and documentation center.

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Author Biographies

Nathália Pereira Cabal, PPGH/UDESC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH/UDESC), na linha de pesquisa Linguagens e identificações sob orientação da professora Dra. Gláucia de Oliveira Assis. Atualmente é bolsista pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU/FUMDES). Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC (2020). Pós-graduanda em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Graduada em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2017). Foi estagiária no Centro de Memória e Documentação da UNESC/CEDOC (2016-2017). É pesquisadora do Observatório das Migrações de Santa Catarina, integrante do Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF/UDESC), membro do grupo de pesquisa Relações de Gênero e Família (CNPq) e participa do GT Mundos do Trabalho de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Migrações contemporâneas e internacionais, Imigração italiana no sul catarinense, Emigração ítalo-brasileira e Mundos do trabalho: trajetória de trabalhadores(as) e precarização do trabalho.

Tainá Agostinho Cardoso, PPGDS/UNESC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Graduada em licenciatura em História (UNESC/2017), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/ CNPQ de agosto de 2014 à maio de 2015, com tema Imprensa, Política e Trabalho: o Jonal Flamma Verde e o discurso voltado para os trabalhadores. Foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES, nos anos de 2016 e 2017. Já ministrou monitorias para a disciplina de Moderna I. Tem interesse nas áreas de: História Brasileira da primeira metade do século XX, e os desdobramentos do Integralismo nas décadas de 1930, e na atualidade.

Egar Preis Junior, PPGDS/UNESC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Possui graduação em História (UNESC/2017). Participou como bolsista de iniciação a docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Assim como, realizou pesquisa como bolsista no Programa de Iniciação Científica da Universidade do Extremo Sul Catarinense - PIC 170.

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Published

14-04-2022

How to Cite

PEREIRA CABAL, N.; AGOSTINHO CARDOSO, T.; PREIS JUNIOR, E. EDUCATION FOR HERITAGE IN NON-FORMAL SPACES: theoretical and methodological experiences in Centro de Memória e Documentação da UNESC . Espacialidades Journal, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 295–206, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26388. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26388. Acesso em: 22 dec. 2024.