ARQUIVOS SENSÍVEIS?
desafios epistemológicos da historiografia do regime militar do maranhão
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41612Resumen
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de acervos documentais da Ditadura Civil-Militar do Maranhão no processo de escrita da História. A metodologia adotada combina uma análise qualitativa de referenciais bibliográficos com um estudo de caso de prosopografia focado no acervo do DOPS/MA. Embora reconheçamos as limitações e os desafios decorrentes do uso de arquivos, não descartamos sua relevância, já que estes são fundamentais para a escrita da história e para a consolidação de regimes democráticos (Bauer, Gertz, 2009). Nesse sentido, o presente trabalho tenta ressaltar que a escrita da História deve ser uma prática que busca ampliar o escopo de narrativas incorporadas ao registro histórico, sobretudo quando falamos de passados sensíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)