GUARDADOS SOB AS ASAS DE UM ANJO:
as discussões sobre a construção do Anjo da Aurora
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41632Resumo
O presente artigo explora a formação histórica e simbólica do lugar de devoção ao Anjo da Aurora, localizado no povoado Currais Novos, município de Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte. A partir de narrativas orais, o estudo investiga como a memória coletiva transforma um evento trágico — a morte de uma criança perdida na zona rural — em uma devoção religiosa que atravessa gerações, a milagreira Anjo da Aurora. O presente trabalho é parte do terceiro capítulo da tese que busca compreender como são formados os lugares de devoção. Para tanto, utilizamos o conceito de milagreiro, abordado por Lourival Andrade Júnior (2021), e o conceito de lugar, utilizado por Yi-Fu Tuan (2013).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)