O Abastecimento de água em Fortaleza - CE (1813 –1867)
Mots-clés :
Abastecimento de água, Trabalhadores, CidadeRésumé
Entre a aguada e o consumo doméstico havia uma rede que se empregava diretamente no deslocamento da água. Contudo, essa rede não era composta apenas por tubos e conexões, aguadeiros e carregadores de água, além de afilhados e trabalhadores domésticos trabalhavam para movimentar a água e manter o pote sempre cheio. Em Fortaleza, a recorrência dessa presença na escrita de memorialistas e literatos, possibilita pensar num intenso fluxo desses sujeitos pelas ruas da cidade. No entanto, pouco se sabe sobre essas redes e o lugar que esses trabalhadores ocupavam no cotidiano da urbe. Além disso, menos ainda se sabe sobre os meandros dessa atividade – as tensões e as disputas que estavam envolvidas – em Fortaleza. Assim, propõe-se com este trabalho, discutir alguns aspectos dessa rede que era de grande importância para se compreender os significados da água na cidade.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)