Ernani Reichmann e a “tensão encarnada na existência”
um projeto de salvação
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2017v12n01ID17653Mots-clés :
Categorias, Missiva, Etopoiéitica, Projeto de Salvação, Ernani ReichmannRésumé
A solidão e a saudade são sentimentos fortes que diluem até as categorias mais bem consolidadas. Nem a materialidade das ideias é suficiente para garantir que as distâncias ou as temporalidades permaneçam intactas. São momentos decisivos, como a vida longe da esposa e das filhas, que conduzem Ernani Reichmann a um estado de reflexão profundamente existencial. Decreta a falência dos conceitos que marcam seu momento histórico e a própria imagem saturada no conceito de “homem”, o único conceito que suporta é o de “salvação”. Assim, sobre estes pressupostos, nos aproximamos da análise que Michel Foucault favorece, para pensar o ato confessional. Nossas fontes são missivas dos anos de 1971 e 1972, pois testemunham de fortes convicções sobre o sujeito que as escreve.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)