As intervenções estatais na Educação Escolar Indígena

da colonização a política pública, uma análise bibliográfica

Auteurs-es

  • Arthur Ramalho Freire UFPB

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2020v16n01ID20447

Mots-clés :

Educação escolar indígena, política pública, ação estatal, populações indígenas

Résumé

O presente artigo busca analisar a bibliografia sobre os processos de construção de intervenções estatais acerca da educação para as populações indígenas no território, hoje, chamado Brasil. Através da análise bibliográfica da história, começando com as missões jesuíticas que foram os primeiros responsáveis pela educação para as populações indígenas, depois com a Proclamação da República. A manutenção da educação tem como órgão responsável pela constituição e uniformização de uma política de estado o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), o qual mantinha uma educação baseada nos ideais positivistas e evolucionistas. Em 1967, é fundada a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o então órgão oficial responsável em auxiliar na construção da Educação Escolar das populações indígenas.

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Biographie de l'auteur-e

Arthur Ramalho Freire, UFPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3025216397280073. Integrante do LACED (Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento). Departamento de Antropologia Museu Nacional UFRJ.

Publié-e

17-04-2020

Comment citer

FREIRE, A. R. . As intervenções estatais na Educação Escolar Indígena: da colonização a política pública, uma análise bibliográfica. Revue Espacialidades, [S. l.], v. 16, n. 01, p. 12–37, 2020. DOI: 10.21680/1984-817X.2020v16n01ID20447. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/20447. Acesso em: 21 nov. 2024.