A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MOÇAMBIQUE

Auteurs-es

  • Denisse Kátia Soares Omar Universidade Rovuma

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26346

Mots-clés :

História local, Ensino de História, Moçambique

Résumé

Resumo

O presente artigo tem como objectivo fazer uma reflexão sobre a importância da história local para no ensino de história em Moçambique. Neste âmbito, a história local é aquela que permite investigar uma região ou lugares, onde os alunos estão inseridos. E nos tempos actuais ela é vista como uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem. É neste contexto que no primeiro momento deste artigo apresento a percepção da história local. Num segundo momento analisa-se a importância da valorização da história local para o ensino de história. E por fim apresentam-se as estratégias de inserção da história local no ensino em Moçambique. Neste sentido, para realização deste artigo levou-se em consideração uma análise bibliográfica buscando-se perceber o tópico a partir dos materiais e documentos existentes em Arquivos, centrando-se principalmente na documentação que deu mais ímpeto e clareza à pesquisa.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BASILIO, Guilherme. Os saberes locais e o novo currículo do ensino básico. Dissertação de Mestrado em Educação e Currículo, apresentada PUC. São Paulo, PUC, 2006.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. Editora Cortez: São Paulo, 2009.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa, Europa-América, 1997.

BONNET, João Alberto de Sá. Ethos Local e Currículo Oficial: Educação Autóctone Tradicional Macua e Ensino Básico em Moçambique. Tese de Doutoramento em Educação/ Currículo apresentada a PUC, São Paulo, 2002.

BOSSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia de Letras.1994

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental 3º e 4º Ciclos – História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUCZENKO, Gerson Luiz. “História local e identidade: o ensino de história nos anos iniciais”. In: Revista do XXVII Simpósio Nacional de História de Conhecimento Histórico e Dialogo social, Natal, RN, Julho de 2013.pp.1-17

Téléchargements

Publié-e

14-04-2022

Comment citer

OMAR, D. K. S. A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MOÇAMBIQUE . Revue Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 38–51, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n1ID26346. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26346. Acesso em: 30 déc. 2024.