ENSINO DE HISTÓRIA COM O USO DE JORNAIS:

abordagens para uma Educação Patrimonial Emancipadora

Auteurs-es

  • Daniel Augusto Pereira Marcilio UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2022v18n2ID26554

Résumé

Este artigo busca discutir o que significa retirar uma publicação jornalística de seu propósito inicial (a divulgação de informações para um público amplo) e inseri-la em um contexto da educação. A utilização da imprensa em um processo de aprendizagem escolar provoca um deslocamento temporal, já que os jornais foram escritos para o consumo imediato, enquanto um professor de história explora relações distintas, próprias da disciplina histórica. Tendo como premissa a ideia de que a comunicação - em seu sentido humanista, conceituado por Paulo Freire (2002) - é um direito e, inclusive, um patrimônio, ou seja, uma temática da educação patrimonial, este trabalho investiga a construção do conhecimento histórico escolar a partir do uso dos jornais, como documento histórico.

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Publié-e

31-12-2022

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PEREIRA MARCILIO, D. A. ENSINO DE HISTÓRIA COM O USO DE JORNAIS: : abordagens para uma Educação Patrimonial Emancipadora. Revue Espacialidades, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 437–454, 2022. DOI: 10.21680/1984-817X.2022v18n2ID26554. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/26554. Acesso em: 21 nov. 2024.