Resistência e continuidade nas expressões musicais do Alto do Moura – Caruaru/PE:

A mazurca e a banda de pífanos

Auteurs-es

  • Marília Santos Universidade Federal Da Paraíba (UFPB)

DOI :

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31939

Mots-clés :

Música brasileira; Música de tradição oral; Mazurca; Banda de Pífanos; Alto do Moura – Caruaru/PE.

Résumé

O Alto do Moura, maior centro de arte figurativa das Américas, segundo a UNESCO, é um bairro rural do município de Caruaru/PE. Nele há uma ampla gama de expressões musicais e artísticas. A maioria dos moradores do lugar é artesão do barro, ou tem, pelo menos, algum tipo de contato com o artesanato da arte figurativa do barro. As demais formas de expressões tendem a ter algum tipo de relação com o artesanato do barro, e com Mestre Vitalino (1909-1963), o ícone principal do lugar e dessa arte. Isto é um meio de as expressões se manterem vivas. Esse artigo tem como objetivo apresentar duas expressões presentes no Alto do Moura: a Mazurca Pé Quente do Alto do Moura e a Zabumba Mestre Vitalino. E discutir como elas estão se reinventando para continuar existindo.

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Publié-e

06-02-2024

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SANTOS, M. Resistência e continuidade nas expressões musicais do Alto do Moura – Caruaru/PE:: A mazurca e a banda de pífanos. Revue Espacialidades, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 7–32, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31939. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31939. Acesso em: 22 nov. 2024.