RESISTANCE AND CONTINUITY IN THE MUSICAL EXPRESSIONS OF ALTO DO MOURA – CARUARU/PE

A mazurca e a banda de pífanos

Authors

  • Marília Santos Universidade Federal Da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31939

Keywords:

Música brasileira; Música de tradição oral; Mazurca; Banda de Pífanos; Alto do Moura – Caruaru/PE.

Abstract

Alto do Moura, the largest figurative art center in the Americas, according to UNESCO, is a rural neighborhood in the city of Caruaru/PE. In this neighborhood there are many musical and artistic expressions. Most of the locals are either clay artisans, or have at least some kind of contact with figurative clay art. The other forms of expressions have some kind of relationship with clay crafts, and with Mestre Vitalino (1909-1963), the main icon of the place and this art. This is a way for expressions to stay alive. This paper aims to present two expressions present in Alto do Moura: the Mazurca Pé Quente do Alto do Moura, and the Zabumba Mestre Vitalino. And I will discuss how they are changing to continue existing.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CICERO ARTESÃO. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 28 jan. 2018.

DONA HILDA. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 28 jan. 2018.

DONA MIÚDA. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 6 fev. 2018.

GASPAR. L. (2019a). Bandas de Pífanos. Fundação Joaquim Nabuco. 2019ª. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.phpoption=com_content&view=article&id=498&Itemid=1>. Acesso em 13 abr. 2019.

GASPAR. L. (2019b). Vitalino. Fundação Joaquim Nabuco. Recuperado de http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.phpoption=com_content&view=article&id=124&Itemid=1>. Acesso em 13 abr. 2019.

HAFSTEIN, V. Celebrando as diferenças, reforçando a conformidade. In: SANDRONI, C.; SALLES, S. G. (Ed.). Patrimônio cultural em discussão: Novos desafios teórico-metodológicos, p. 17-39. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

JOÃO DO PIFE. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Salgado, Caruaru. Em 7 fev. 2018.

MANOEL ANTÔNIO. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 6 abr. 2018.

MANOEL VITALINO. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 6 abr. 2018.

MAZURCA PÉ QUENTE DO ALTO DO MOURA. Mazurca Pé Quente do Alto do Moura. CD. Composições: Lauro Ezequiel, Manoel Aboiador e domínio público. Martins Studio. Caruaru, 2009.

PEDRASSE, C. E. Bandas de Pífano de Caruaru: uma análise musical. (Teses de Mestrado). Unicamp, Campinas, 2002. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284904. Acesso em: 7 fev. 2020.

SALES, T. O. Sobre a mazurca que existe no agreste, pois há muitas mazurcas. In: SALES, T. O. (Ed.). Sobre Mazurca. Recife: Gráfica Flamar Editora Ltda, 2015, p. 21-50.

XXXX. Identidades entre som e barro: A Zabumba Mestre Vitalino e o pífano no Alto do Moura. Revista Música, v.19, n.2, Universidade de São Paulo, dez., p. 64-85, 2019.

XXXX. Pernambuco “feminina”, a mulher fêmea, sim! A mulher na mazurca do Alto do Moura: culturas, vivências e músicas. Orfeu, v. 5, n. 2, p. 1-24, 2020.

XXXX. “Somos do Alto do Moura, da terra do artesão”: diversidade e resistência na Mazurca Pé Quente – Caruaru/PE. Ictus, v. 15, n. 1, 109-126, 2021.

XXXX; JOÃO DO PIFE, 2020 “Subindo a Serra”, João do Pife e a Banda de Pífanos Dois Irmãos: histórias, mudanças e continuidade. Hodie, v. 20, p. 1-31, 2020.

SEU DÃO. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 8 jun. 2018.

SEVERINO VITALINO. Entrevista realizada por XXXX. Gravada em áudio. Alto do Moura, Caruaru. Em 6 abr. 2018.

SOUZA, F. A. F. Mazurca numa perspectiva etnomusicológica. In: SALES, T. O. (Ed.). Sobre Mazurca. Recife: Gráfica Flamar Editora Ltda, 2015, p. 53-91.

VELHA, C. E. Significações sociais, culturais e simbólicas, na trajetória da Banda de Pífanos de Caruaru e a problemática histórica do estudo da cultura de tradição oral no Brasil (1924-2006). (Tese de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: encurtador.com.br/puDF0. Acesso em 3 out. 2019.

VITALINO E SEU ZABUMBA. Vitalino e Seu Zabumba: documentário sonoro do folclore brasileiro. CD (cópia de vinil). Ministério da Educação e Cultura; Departamento de Assuntos Culturais; Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. Estúdio da rádio MEC, Rio de Janeiro, 1960.

ZABUMBA DE MESTRE VICENTE – VITALINO E SEU ZABUMBA. Ministério da Educação e Cultura – MEC-DAC-CDFB-001. Documentário Sonoro do Folclore Brasileiro. nº 1. Vinil. 1972. Discosgs. Disponível em: encurtador.com.br/clA56. Acesso em 25 mar. 2023.

Published

06-02-2024

How to Cite

SANTOS, M. RESISTANCE AND CONTINUITY IN THE MUSICAL EXPRESSIONS OF ALTO DO MOURA – CARUARU/PE: A mazurca e a banda de pífanos. Espacialidades Journal, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 7–32, 2024. DOI: 10.21680/1984-817X.2023v19n2ID31939. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/31939. Acesso em: 11 may. 2024.