O MEDO DÁ ORIGEM AO MAL:
os empecilhos da colonização frente ao medo da resistência indígena na “Guerra dos Bárbaros” (1680-1720)
DOI :
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41627Résumé
A nossa história é permeada de temores. Diante de tal prerrogativa, busco analisar a forma como a resistência indígena nos sertões da capitania Rio Grande provocou um medo constante de se manter e de povoar tais terras, bem como analisar como essas supostas ameaças impactaram diretamente na série de conflitos que ficou conhecido como “Guerra dos Bárbaros”. É perceptível que a relação entre os indígenas locais e os brancos também toma uma nova configuração. Com o projeto de colonização por parte da coroa portuguesa e a constante instalação de europeus em terras que hoje chamamos Brasil, os nativos dessa região passaram a encarar a situação como uma ameaça concreta. Percebe-se, então, que o medo opera numa ordem de causa e consequência. Percebe-se ainda, como aponta Monteiro (2015), que a resistência indígena surge paralelo ao início da colonização.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revue Espacialidades 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)