O MEDO DÁ ORIGEM AO MAL:
os empecilhos da colonização frente ao medo da resistência indígena na “Guerra dos Bárbaros” (1680-1720)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41627Resumo
A nossa história é permeada de temores. Diante de tal prerrogativa, busco analisar a forma como a resistência indígena nos sertões da capitania Rio Grande provocou um medo constante de se manter e de povoar tais terras, bem como analisar como essas supostas ameaças impactaram diretamente na série de conflitos que ficou conhecido como “Guerra dos Bárbaros”. É perceptível que a relação entre os indígenas locais e os brancos também toma uma nova configuração. Com o projeto de colonização por parte da coroa portuguesa e a constante instalação de europeus em terras que hoje chamamos Brasil, os nativos dessa região passaram a encarar a situação como uma ameaça concreta. Percebe-se, então, que o medo opera numa ordem de causa e consequência. Percebe-se ainda, como aponta Monteiro (2015), que a resistência indígena surge paralelo ao início da colonização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)