DA LAREIRA À SALA DE AULA

a formação do medievo místico através dos contos de fadas

Autores

  • Ana Cecília Pierre UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38516

Palavras-chave:

Idade Média; Contos de fadas; Novo medievalismo; Ensino de história

Resumo

A Idade Média é um período histórico frequentemente marcado por interpretações e estereótipos que, em muitos casos, carecem de embasamento historiográfico. Muito do que se sabe sobre o período medieval são indagações feitas durante o período Moderno, fazendo com que a Idade Média seja dividida em duas diferentes realidades, o obscurantismo renascentista ou o romantismo moderno. O presente artigo tem como objetivo analisar os contos de fadas do século XVII - XVIII, sua origem, popularidade e potencial pedagógico. E por meio de obras de autores como Charles Perrault e os Irmãos Grimm, entender de que modo a ideia que se tem hoje sobre o medievo foi moldada a partir dessas histórias e de um pensamento moderno e contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTSCHUL, Natalie R.; BERTARELLI, Márcia E.; AMARAL, Carolina. Apresentação do dossiê: O que é o neomedievalismo? Revista Signum. Londrina, v. 22, n. 1, 2021.

AMORIM, Inessa Rosa de; MORAIS, Guilherme Augusto Louzada Ferreira de. A transformação de um gênero: dos contos de fadas às animações contemporâneas da Walt Disney Pictures e da Pixar Animation Studios. R. Letras, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 96-119, jul./dez. 2022.

AURELL, J. El nuevo medievalismo y la interpretación de los textos históricos. Hispania. Revista Española de Historia, Navarra, v. 66, n. 224, p. 809-832, set./dez. 2006.

BARBOSA, David Sales. Contos medievais e “modernos”: das reuniões em torno das lareiras aos contos de fadas. Humanidades em diálogo, [S. l.], v. 8, p. 79–91, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-7547.hd.2017.140539. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/140539. Acesso em: 19 maio. 2024.

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.

CARDOSO, Eduardo Brito; LIMA, Jairon da Conceição; SILVA, Luís Carlos Lima. Cultura Pop na Educação: Uma Possibilidade Didática no Processo de Ensino-Aprendizagem. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, 2023.

CHEPPE Bruno; MASI, Guilherme; PEREIRA, Nilton Mullet. O potencial pedagógico da Idade Média Imaginada. Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.3, vol.2, jul/dez. 2015.

DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DEWAN, Pauline. Perennially Popular: The Appeal of Classic Fairy Tales for Children. Children and Libraries. Association for Library Service to Children (ALSC), v. 14, n. 2, p. 27–31, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5860/cal.14n2.27.

GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. The Original Folk and Fairy Tales of the Brothers Grimm: The Complete First Edition. Tradução de Jack Zipes. Ilustração de Andrea Dezsö. Princeton: Princeton University Press, 2014.

LOPEZ, Juan Ignacio Jurado Centurion. POR OUTRO IMAGINÁRIO MEDIEVAL: NOS BASTIDORES DA LITERATURA (UM OLHAR DESDE O NOVO MEDIEVALISMO). Revista Graphos, vol. 22, n° 3, 2020 | UFPB/PPGL | ISSN 1516-1536.

MELETÍNSKI, Eleazar Moisseievitch. Mito e Conto Maravilhoso: Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Rafael Bonavina. RUS (São Paulo), São Paulo, Brasil, v. 10, n. 13, p. 149–164, 2019.

MENDES, Mariza B. T. Em busca dos contos perdidos. O significado das funções femininas nos contos de Perrault. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000.

MINGUEZ, C.G. La construcción de la Edad Media: Mito y realidad. Palência: PITTM, 2006. Disponível em: <https://es.scribd.com/document/207585549/Dialnet- LaConstruccionDeLaEdadMedia-2335958>. Acesso em: 09 set. 2020.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo, SP: Cortez. . Acesso em: 09 out. 2023., 2010.

PERRAULT, Charles. The fairy Tales of Charles Perrault. Ilustração de Harry Clarke. 2009. Disponível em: http://www.archive.org/details/fairytalesofchar00perr. Acesso em: 26 agosto. 2024.

ROCHA, Waldyr Imbroisi. Deus e o Papa nos Contos de Grimm: Reflexões sobre o Catolicismo no Romantismo. Anagrama, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 3, p. 1–12, 2010.

Downloads

Publicado

22-04-2025

Como Citar

PIERRE, Ana Cecília. DA LAREIRA À SALA DE AULA: a formação do medievo místico através dos contos de fadas. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 61–75, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38516. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/38516. Acesso em: 7 dez. 2025.