Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural

Autores

  • Lorayne Kelly da Silva Nascimento
  • Luciana Moreira de Carvalho Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n3ID12274

Resumo

Aborda as práticas de ações culturais desenvolvidas em biblioteca escolar a partir da experiência prática da autora enquanto estagiária na referida biblioteca e das reflexões advindas da monografia de final de curso sobre a temática. Objetiva-se, portanto, apresentar as ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como forma de mostrar que é possível tornar a biblioteca escolar um espaço rico em informação e imaginação, atraente e convidativo para as crianças. Parte do pressuposto que a biblioteca é um instrumento de ação cultural, que objetiva educar e transformar o indivíduo. Traz por base na fundamentação teórica características das bibliotecas escolares, apresenta o conceito de ação cultural, discute a diferenciação da ação cultural, fabricação cultural e animação cultural. Visa estabelecer o desenvolvimento de marketing cultural no âmbito da biblioteca. Reflete sobre a importância do bibliotecário em adotar a postura de agente cultural e diante dessa perspectiva, enfatiza sua atuação como mediador da leitura e leitores, identificando a competência bibliotecária em meio às ações. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, em um estudo exploratório e descritivo. Conclui-se que as ações culturais realizadas na Biblioteca Visconde de Sabugosa NEI/UFRN contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos e provoca impacto na sala de aula, incentivando o hábito a leitura, melhoramento na escrita, estimulando a sua capacidade criativa e transformando-os em cidadãos mais conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorayne Kelly da Silva Nascimento

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana Moreira de Carvalho, Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFRN

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade do Porto, Portugal
Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFRN

Referências

ANDRETTI, Cristiani Regina; CALEGARO, Édina Maria; MACHADO, Marli. Da lagarta para borboleta: ação cultural como estratégia de marketing no sistema integrado de bibliotecas da UNIVALI - SIBIUN. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.189-200, jan./jun., 2008. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/542/668>. Acesso em: 29 abr. 2014.

CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999.

COELHO NETO, José Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1989. 94 p. (Coleções primeiros passos, v 216).

DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123/104>Acesso em 08 mar. 2015.

FERREIRA, A. B de H. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. Ed. Rev. Atual. Curitiba: Editora Positivo, 2004. 2120 p.

FLUSSER, Victor. A biblioteca como um instrumento de ação cultural. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, BH, v.12, n.2, p.145-169, set /1983.

JOB, Rejane Cristina. Vendem-se bibliotecas: estratégias de Marketing Cultural utilizadas pelas bibliotecas públicas de RS. Em Questão: revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 449 - 465, jul./dez. 2004.

MILANESI, Luiz. Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

MUYLAERT, Roberto. Marketing cultural e comunicação dirigida. São Paulo:Globo, 1995.

PIRES, Erik André de Nazaré. O bibliotecário como agente transformador social: sua importância para o desenvolvimento da sociedade informacional através da disseminação da informação. Disponível em: <http://rabci.org/rabci

/sites/default/files/O%20bibliotec%C3%A1rio%20como%20agente%20transformador%20social.pdf> .Acesso em: 20 mar. 2015.

PITZ, Juliana; SOUZA, Vanessa Aline Schveitzer; BOSO, Augiza Karla. O papel do bibliotecário escolar na formação do leitor. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.16, n.2, p. 405-418, jul./dez., 2011. Disponível em: <http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/736/pdf_59>. Acesso em: 21 mar. 2015.

REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Thomson, 2006. 313 p.

Downloads

Publicado

12-06-2017

Como Citar

NASCIMENTO, L. K. da S.; CARVALHO, L. M. de. Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–19, 2017. DOI: 10.21680/2447-0198.2017v1n3ID12274. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/12274. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos