Teoria Geral da Administração e as contribuições para a gestão de Bibliotecas Universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2023v7n1ID32208

Palavras-chave:

teoria geral da administração, gestão de unidades de informação, biblioteca universitária

Resumo

Em meio a dinamicidade das organizações presenciadas atualmente, é imprescindível compreender como as relações entre as práticas administrativas se relacionam em um contexto de desafios emergentes em um cenário imediatista e pragmático no universo organizacional. Desse modo, a Teoria Geral da Administração (TGA) é adotada em muitas áreas, dentre elas no âmbito da Gestão de Unidades de Informação (UI), sobretudo em Bibliotecas Universitárias (BU), visando concatenar suas relações existentes e formas de contribuir para tratar e organizar o arsenal informacional. Por esse motivo, o presente artigo objetiva compreender os aspectos relativos a TGA e de que maneira estas construções teórico-práticas podem auxiliar na gestão de bibliotecas universitárias. Para isso, metodologicamente parte de uma pesquisa exploratória, de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa, buscando na literatura científica as interseções e contribuições da TGA no âmbito da gestão de bibliotecas universitárias. Os resultados apontam que há relações do processo administrativo e nas várias áreas da teoria geral da administração que devem ser de conhecimento dos bibliotecários gestores, bem como podem ser aplicados nas Unidades de Informação de modo a auxiliar na eficiência e eficácia na gestão. Conclui-se que a Administração é um campo científico com teorias administrativas relevantes, as quais são capazes de potencializar a gestão de unidades de informação, dando subsídios para compreensão sistêmica e holística do ambiente organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Pereira dos Santos Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo (USP).

Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Departamente de Ciência da Informação da UFC. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE). 

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (UNIBF). 

Referências

BARBOSA, Marilene Lobo Abreu; FRANKLIN, Sérgio. Controle, avaliação e qualidade de serviços em unidades de informação. In: LUBISCO, Nídia M. L. (org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: EDUFBA 2011. p. 89-137. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5620/1/_Biblioteca.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista.; FERES, Glória Georges. Inteligência, criatividade e competência em informação: uma articulação necessária no contexto social contemporâneo. In: ALVES, Fernanda Maria Melo; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira (org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 125-153. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22598. Acesso em: 10 abr. 2023.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier; Campus, 2014.

FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral: previsão, organização, comando, coordenação, controle. 10 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1990

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. A contribuição da Biblioteca Universitária na avaliação do ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Superior. 2019. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50151. Acesso em: 10 abr. 2023.

MACEDO, Solange Madalena Souza. Planejamento em unidades de informação: um estudo exploratório da apropriação do planejamento em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2019. 245f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciências da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/31754. Acesso em: 7 abr. 2023.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2012.

MAYO, Elton. The human problems of an Industrial Civilization. Reino Unido: Routledge, 2010.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração de processos: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2006.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acesso em: 8 abr. 2023.

SALA, Fabiana; LOPES, Fernando Cruz; SANCHES, Gisele; BRITO, Tânia. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de COVID-19. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 10-32, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933. Acesso em: 10 abr. 2023.

SANTA ANNA, Jorge. Referenciais teóricos sobre a temática “gestão de bibliotecas:” uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI). RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 78-103, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8641750. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8641750. Acesso em: 7 abr. 2023.

SANTA ANNA, Jorge. A inserção da biblioteca universitária na sociedade contemporânea: uma investigação nos serviços prestados por um Sistema de Bibliotecas. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, p. 130-152, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22916. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/22916. Acesso em: 8 abr. 2023.

SANTOS, Cássia Dias; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 19-33, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17897. Acesso em: 10 abr. 2023.

SOUZA, Helcimara Affonso. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: SESES, 2015.

TAYLOR, Frederick. Princípios da Administração Científica. 8 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim; CARVALHO, Elisabeth Leão de; WOIDA, Luana Maia; CASSIANO, Elisete Lopes. Gestão da informação utilizando o método Infomapping. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 184-198, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23542. Acesso em: 8 abr. 2023.

Downloads

Publicado

28-08-2023

Como Citar

CAVALCANTE, L. P. dos S. .; GUERRA, M. A. M. A. .; CHAVES, I. T. Teoria Geral da Administração e as contribuições para a gestão de Bibliotecas Universitárias. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e32208, 2023. DOI: 10.21680/2447-0198.2023v7n1ID32208. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/32208. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos