Ópera fashion em Manaus
uma base teórico-semiótica para representação descritiva e temática de figurinos em espetáculos líricos
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27504Palavras-chave:
ópera, figurinos, representação descritiva e temática, semiótica, ManausResumo
O artigo propõe uma base teórico-semiótica para representação descritiva e temática de figurinos de ópera. Trata-se de uma pesquisa vinculada a um projeto institucional desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas para criação de um Catálogo Virtual da Ópera Manauara. Tem como objetivo a elaboração de uma ferramenta de representação descritiva e temática para figurinos de ópera. A pesquisa utiliza-se da semiótica da cultura para embasamento teórico da ferramenta proposta. A ficha elaborada foi aplicada a um total de 48 espetáculos de ópera e quatro musicais realizados entre os anos de 1997 e 2011 por ocasião do Festival Amazonas de Ópera. Espera-se, desta feita, contribuir para o resgate e manutenção do patrimônio artístico e cultural da cidade de Manaus, de modo a proporcionar sua recuperabilidade em sistemas de informação.
Downloads
Referências
ABRANTES, Samuel. Heróis e bufões: o figurino encena. Rio de Janeiro: Agora da Ilha, 2001.
ALBUQUERQUE, Rafael Ribeiro de. Arquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do amazonas. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Bacharelado em Dança, Escola Superior de Artes e Turismo, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481. Acesso em: 5 mar. 2021.
CATARINO, Maria Elisabete; SOUZA, Terezinha Batista. A representação descritiva no contexto da web semântica. TransInformação, Campinas, v. 24, n. 2, p. 77-90, maio/ago. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862012000200001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/LNXBFHmzhdhTKkswBqry58R/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2022.
CHAUMIER, Jacques. Indexação: conceito, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n. 1/2, p. 63-79, jan./jun. 1988. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/19202. Acesso em: 10 jul. 2021.
CORTINHAS, Rosângela. Figurino: um objeto sensível na produção do personagem. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27280. Acesso em: 20 jan. 2021.
CRARY, Jonathan. Spectacle, attention, counter-memory. The MIT Press, [S.l.], v. 50, p. 96-107, 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/778858. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/778858. Acesso em: 10 jul. 2021.
FILIPECKI, Elizabeth. A utilização de pranchas iconográficas na criação de figurinos de época para a teledramaturgia. dObra[s] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, Rio de Janeiro, v. 10, n. 22, p. 143-160, nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.640. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/640. Acesso em: 25 set. 2020.
IASBECK, Luiz Carlos Assis. Método semiótico: a abordagem semiótica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Cap. 12.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.
LOTMAN, Yuri. Culture and explosion. Nova York: Mouton de Gruyter, 2009.
LOTMAN, Yuri. La semiosfera I: semiótica de la cultura y del texto. Madri: Ediciones Cátedra, 1996.
LOTMAN, Yuri. Valor modelizante de los conceptos de “fin” y “principio”. In: LOTMAN, Yuri. Semiótica de la cultura. Madri: Ediciones Cátedra, 1979. p. 199-204.
MACHADO, Irene. Método, modelização e semiótica como ciência humana. Revista Estudos Semióticos, [São Paulo], v. 9, n. 2, p. 77-87, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2013.69536. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/69536. Acesso em: 12 nov. 2021.
MAINENTE, Renato Aurélio. Entre óperas e concertos: um olhar sobre o cenário musical do Rio de Janeiro oitocentista. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-RIO, 14., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Rio de Janeiro: ANPUH, 2010. Disponível em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276716704_ARQUIVO_Trabalho-RenatoAurelioMainente.pdf. Acesso em: 11 fev. 2021.
MAJOLO, Mariáh; VASQUES, Ronaldo Salvador. A indumentária como componente da classificação social: a cor do vestuário como elemento distintivo na sociedade medieval e contemporânea. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 12., 2013, Maringá. Anais eletrônicos […]. Maringá: Universidade Federal de Maringá, 2013. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2013/trabalhos/540_painel_final.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Figurino. 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/figurino. Acesso em: 5 mar. 2021.
MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. São Paulo: SENAC, 2004.
PÁSCOA, Márcio. Ópera em Manaus. Manaus: Valer, 2009.
PIOVEZAN, Veridiana. Figurino: componente determinante na abordagem cênica e na composição visual do espetáculo de ópera. Revista Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, p.335-354, jul./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54767. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/artce/article/view/54767. Acesso em: 20 jan. 2021.
POSNER, Roland. O mecanismo semiótico da cultura. In: RECTOR, Mônica; NEIVA, Eduardo. Comunicação na era pós-moderna. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. cap. 2.
SOUSA, Brisa Pozzi. Representação temática da informação documentária e sua contextualização na biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), São Paulo, v. 9, n. 2, p. 132-146, jul./dez. 2013. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/249. Acesso em: 30 nov. 2021.
TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.
VIANA, Cléia (ed.). Canto lírico na selva: Festival Amazonas de Ópera 15 anos. Manaus: Edições Governo do Estado/Reggo, 2011.
VILLANOVA, Simone. Sociabilidade e cultura: a história dos “pequenos teatros” na cidade de Manaus (1859-1900). 2008. 275 f. Dissertação (Mestrado) - História, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3747. Acesso em: 20 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe Vlaxio, Elionilde Rodrigues de França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.