A atuação bibliotecária e a formação de competência em informação nos usuários de bibliotecas universitárias
um estudo exploratório na Região Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38166Palavras-chave:
bibliotecas, bibliotecários, gestão por competênciasResumo
Esta pesquisa teve como objetivo descrever a atuação do bibliotecário para desenvolvimento da competência em informação dos usuários de bibliotecas públicas vinculadas a instituições federais de ensino superior do Nordeste Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem, esta pesquisa se classifica como descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados, realizada pelo método da pragmática da linguagem. Os relatos apontaram que a atuação bibliotecária se mostra mais reativa às demandas da comunidade interna e externa. As informações sobre os produtos e serviços da biblioteca são expostos nos sites e redes sociais e, apenas quando provocada, são realizadas ações de formação com os usuários. Foi relatado também a necessidade do desenvolvimento, pelas instituições de ensino, de um programa de formação continuada para aprimorar os conhecimentos dos bibliotecários sobre tecnologias digitais. Conclui-se que a atuação bibliotecária vai mais além da disponibilização de informações, mas também na capacitação de usuários na busca, interpretação e avaliação da informação de modo ético e eficiente. Diante de um cenário de expressivo aumento da publicação das informações, auxiliar na identificação de informações confiáveis e desinformações reforça a participação social consciente na construção dos saberes.
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