A ferramenta SmartJud do processo judicial eletrônico
uma interface entre a Ciência da Informação e a Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27655Palavras-chave:
inteligência artificial, gestão da informação, ciência da informação, SmartJud, Tribunal de Justiça da BahiaResumo
A pesquisa tem como objetivo analisar a ferramenta de Inteligência Artificial SmartJud do Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Em termos da metodologia, trata-se de um estudo de caso e de uma pesquisa documental, em relação aos objetivos é caracterizada como exploratório-descritiva, a coleta de dados foi realizada na base de dados da ferramenta de Chatbot, bem como através de entrevistas com os gestores e técnicos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta. Como resultado foi observada a média anual de 66% de chamados resolvidos pelo SmartJud PJe para o ano de 2018, e evidenciada a utilização de conceitos na interface entre a Ciência da Informação e a Inteligência Artificial relacionados à gestão informacional. Pode-se concluir que, através da inclusão da funcionalidade do Chatbot, foi possível identificar a ampliação do atendimento às demandas informacionais através do sistema com a consequente redução de atendimento via Service Desk, movimentação de pessoal para atendimento de outros tipos de chamados, e redução de custos.
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