Biblioteca como a-com-tecer na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27765

Palavras-chave:

biblioteca, formação docente, ANPEd, revisão sistemática da literatura

Resumo

Assumindo a experiência como ponto de partida da construção do conhecimento, este estudo exploratório, de natureza quali-quantitativa concebe a biblioteca como espaço pedagógico, um a-com-tecer na formação docente. Com essa compreensão, o propósito do estudo é conhecer a concepção de biblioteca apresentada nas comunicações orais publicadas nos anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Para tanto, assume a pesquisa bibliográfica e o levantamento bibliométrico como procedimentos metodológicos. O recorte definido para o levantamento de dados compreende as comunicações orais apresentadas no GT 8 – Formação de Professores - das Reuniões Nacionais. O recorte temporal compreende o período de 2012 a 2019, totalizando 5 (cinco) anais. Os achados da pesquisa revelam, sobretudo, a carência de reflexão sobre a biblioteca no campo da formação docente, fato que sugere a invisibilidade da biblioteca na formação docente. Diante desse resultado, refletimos a importância do reconhecimento da biblioteca como espaço pedagógico para potencializar a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleide Paiva da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UFBA. É licenciada em Letras, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB; bibliotecária pela Universidade Federal da Bahia. É Mestra em Gênero Mulheres e Feminismo, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; doutora em Difusão do Conhecimento, pela UFBA/UNEB/UEFS/FIEB-SENAI/LNCC/IHAC. É pós-doutoranda em Educação pela UFBA, pesquisadora vinculado ao  Diadorim –Centro de Estudos de Gênero, Raça, Etnia,  Sexualidade (DIADORM/UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Experiências e Linguagens (FEL/CNPQ), participa do FEP-Grupo de Estudos sobre Formação em exercício de professores, (FEP/CNPQ). Desenvolve projetos de extensão e pesquisa no campo da Educação, Lesbianidades e Feminismos. É ativista da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e da Rede Nacional de Pesquisadoras e Ativistas Lésbicas e Bissexuais (REDE LESBI BRASIL)

Inez Carvalho, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia, Brasil

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), ambos vinculados à FACED/UFBA. Líder do Grupo de pesquisa Formação em exercício de professores (FEP)

Referências

ANPED: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Grupos de Trabalho. Disponível em: https://www.anped.org.br/grupos-de-trabalho. Acesso em: 1 out. 2021.

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História de vida de professoras: reflexões contextuais sobre a docência. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais Eletrônicos […]. Porto de Galinhas: Centro de Convenções, 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1524_int.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

ASSIS, Alessandra S. de. Contribuições do Pibid para a Valorização dos Professores: O Que Dizem as Teses e Dissertações? In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís. Anais Eletrônicos […]. São Luís: UFMA, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1256.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATTLES, Matthew. A conturbada história das bibliotecas. São Paulo: Planeta Brasil, 2003.

BENEDUZI, Andréa Campello. Bibliotecas especiais: a biblioteca hospitalar como repositório de saúde e bem-estar ao alcance do paciente. 2004. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Biblioteconomia, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/18721. Acesso em: 19 jan. 2022.

BORGES, Jorge Luis. Ficções. 7. ed. São Paulo: Globo, 2007.

BUFREM, Leilah; PRATES, Yara. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 9-25, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Z4hZ66NGY7mYdpgWgCNvTKK/?lang=pt. Acesso em: 15 set. 2021.

BURNHAM, Teresinha Fróes. Espaços Informacionais Multirreferenciais. XV CINFORM - Sessão de Abertura e Conferência de Abertura. Youtube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BEwb-8NJXsw&t=3060s. Acesso em: 5 jan. 2022.

CARVALHO, Maria Inez. O a-con-tecer de uma formação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 29, p. 159-168, jan./jun., 2008. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/228. Acesso em: 18 jan. 2022.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves. Uma Experiência de Formação Continuada de Professores: A Formação de Rede. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais Eletrônicos […]. Porto de Galinhas: Centro de Convenções, 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1916_int.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

FLACH, Ângela; FOSTER, Mari Margarete dos Santos. Formação de professores nos institutos federais: uma identidade por construir. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos […]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4027.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

JESUS, Rosane Meire Vieira de. Comunicação da experiência fílmica e experiência pedagógica da comunicação. 2012. 171f. Tese (Doutorado) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14821. Acesso em: 10 maio 2022.

LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Tipologia de bibliotecas segundo as variáveis: função, acervo e público. Salvador: UFBA, 2020. Material Didático. 5 slides. P&B., versão atualizada no semestre 2020.1. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23819/5/Tipologia%20N%c3%addia.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.

LUZ, Iza Cristina Prado da. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e a avaliação nacional da alfabetização (ANA) em análise. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís. Anais Eletrônicos […]. São Luís: UFMA, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_465.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

MARICATO, João Melo; SANTOS Andrea Pereira; SILVEIRA Raidan Cruz. As disciplinas de didática em cursos de pedagogia no Brasil e a ocorrência da temática biblioteca escolar: um estudo bibliométrico das influências bibliográficas. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 37-54, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106615. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106615. Acesso em: 4 jan. 2022.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: EDUNESP, 2013. p. 23-54.

MONTERO, Maria Fernanda Alves G.; SPEAKES, Kristina Michelle e Silva. O jovem pesquisador, sua formação para a docência e a cultura performática: um caminho de resistência e transformação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 39., 2019, Niterói. Anais Eletrônicos […]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5713-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 6 jan. 2022.

REBOLO, Flavinês; BROSTOLIN, Marta Regina. Os encantamentos da docência na voz de professoras iniciantes na educação infantil. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos […]. Florianópolis: UFSC,2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt08-4231.pdf. 18 jan. 2022.

ROCHA, Deise Ramos. Os sentidos políticos e os atribuídos à função social da escola pelos professores iniciantes na carreira. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 39., 2019, Niterói. Anais Eletrônicos […]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_30_8. Acesso em: 19 jan. 2022.

SALA, Fabiana; MILITÃO, Silvio César Nunes. Biblioteca escolar e formação docente: o trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE): Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 13., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC, 2017. p. 2243-2259. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24341_12045.pdf. Acesso em: 4 jan. 2022.

SALE, Mônica Patrícia da Silva. Representações sociais de docência no ensino superior: o olhar dos licenciandos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais Eletrônicos […]. Porto de Galinhas: Centro de Convenções, 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1917_int.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

SCOTT, Joan Wallach. A Invisibilidade da experiência. Projeto História, São Paulo, v. 16, fev. 1998. p. 297-325. Trad. Lúcia Haddad. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/11183. Acesso em: 18 jan. 2022.

SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Zuleide Paiva da; VIEIRA, Lucília Lima. Cartografia inicial das bibliotecas itinerantes do Nordeste brasileiro. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante.; RODRÍGUEZ, Víctor Manuel Amar (org.). Bibliotecas itinerantes: livros libertos, leitura e empoderamento. Bahia: EDUFBA, 2018. p. 35-56.

SILVA, Luizana Rocha Migueis Ferreira da. O corpo como objeto de coerção: um estudo sobre o processo de internalização e externalização de regras pelo docente. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos […]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3872.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.

SILVA, Zuleide Paiva da. A singularidade do olhar dos leitores para a biblioteca universitária: cartografia inicial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2007, Brasília. Anais [...]. Brasília: FEBAB, 2019. 1 CD-ROM.

SILVA, Zuleide Paiva da; VIEIRA, Lucília Lima; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Biblioteca escolar: dilemas da Lei 12.244/2010 no Território do Sisal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais [...]. Vitória: FEBAB, 2019. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/2025/2026. Acesso em: 18 jan. 2022.

SILVEIRA, Fabrício Nascimento da et al. Um elogio a sedução, ou a biblioteca como espaço de leitura. Perspectiva em Ciência da Informação. v. 17, n. 4, p. 142-159, out./dez., 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362012000400009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/6bpb6WWVjqZGJHyHNKLs6Lv/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2022.

SOUSA, Francisca Maria de. A formação de professores no contexto da escolarização hospitalar: princípios e construtos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 39., 2019, Niterói. Anais Eletrônicos […]. Niterói: UFF, 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5096-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

SOUSA, Rodrigo Silva Caxias de. A biblioteca universitária e a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/176341. Acesso em: 18 jan. 2022.

Downloads

Publicado

08-06-2022

Como Citar

SILVA, Z. P. da; CARVALHO, M. I. da S. de S. Biblioteca como a-com-tecer na formação docente. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e27765, 2022. DOI: 10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27765. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/27765. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê XV Encontro Nacional de Informação e Pesquisa em Informação (CINFORM)