A inclusão nas bibliotecas universitárias federais do Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27829Palavras-chave:
inclusão, biblioteca universitária, políticas públicasResumo
A biblioteca universitária é um dos espaços em que as políticas educacionais inclusivas se materializam, as quais asseguram a educação como um direito. Desse modo, exige-se do bibliotecário uma postura proativa no tocante a acolher usuários na condição de deficiência com paridade e equidade e, assim, fornecer subsídio para a legitimação dessas políticas no âmbito da biblioteca. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa consiste em realizar um levantamento de quais bibliotecas universitárias federais da região do Nordeste apresentam serviços destinados às pessoas com deficiências, especialmente no tocante a oferta de acervo acessível e de tecnologia assistiva. A pesquisa, qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, teve como fundamento o método de abordagem dialético-materialista. Os dados foram coletados nos sites das instituições; referente aos procedimentos adotou-se a análise de conteúdo. Ao realizar tal investigação, identificou-se que do total das vinte bibliotecas das universidades federais da região Nordeste, apenas oito apresentam nos sites serviços destinados às pessoas com deficiência. Os resultados obtidos evidenciaram que a inclusão nas bibliotecas universitárias federais do Nordeste ainda se apresenta em estágio inicial na maioria das bibliotecas.
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